Educação

Sem avanços no Vale dos Vinhedos, UFRGS pode implantar centro tecnológico em Farroupilha

O projeto foi revelado em entrevista nesta segunda-feira (07),pelo reitor da UFRGS, Rui Oppermann, em visita a Bento Gonçalves
07/01/2019
Difusora 890

     Enquanto no começo de 2018, o projeto de implantação do campus da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na Serra Gaúcha não teve grandes evoluções em razão do contingenciamento financeiro do Governo Federal, este 2019 inicia com uma nova alternativa para a região: a implantação de um Centro de Desenvolvimento de Inovação e Tecnologia, que teria o município de Farroupilha como forte candidato.

     Em entrevista para a Rádio Difusora 890, o reitor lembrou que o campus da Serra Gaúcha é um “compromisso com a região, mas depende de um financiamento federal. Para fazer este Centro temos a parceria da Prefeitura de Farroupilha e o objetivo principal é de propiciar consultoria para um Parque Industrial da Serra, no que se refere a alta tecnologia e inovação”, afirmou Oppermann.

     A Prefeitura de Farroupilha apresentou a UFRGS uma propriedade que a Universidade possuí no município, que estaria localizada entre o Posto Modelo e o bairro 1º de Maio, em uma área com alguns pinheiros em meio à uma mata.

     Conforme o reitor não é possível ficar esperando, por isto “está se buscando parcerias e pensamos em utilizar esta área para construção”, completou. Já o prefeito Claiton Gonçalves, que também é presidente da AUNE – (Aglomeração Urbana do Nordeste), destacou que o Poder Público respeita os trâmites legais da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) –  que sugeriu ainda em 2015 a instalação do campus Serra da UFRGS uma área no Vale dos Vinhedos, entre os bairros Borghetto e Garibaldina, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, pertencente a Embrapa Uva e Vinho -, porém pela “questão imobiliária e patrimonial para maximizar as ações e minimizar custos propomos a Universidade”, disse.

     Ao questionar o reitor se o projeto de Centro Tecnológico substituiria o campus Serra, ele negou. “O campus se justifica por si só, mas tendo a comprovação de uma interação com o setor produtivo ajudará a convencer as autoridades (Governo Federal)”, relatou Oppermann. Ou seja, se o projeto de Farroupilha foi mais rápido, ele poderia vir antes do próprio campus. A própria UFRGS teria já o entendimento que a área sugerida no Vale dos Vinhedos seria de dificuldade para atendimento da necessidade de infraestrutura, pelo que apurou a reportagem.

MAIS NOTÍCIAS