Saúde

Bento Gonçalves zera a fila de espera para consultas de oftalmologia

Em apenas um ano mais de 5.500 pacientes que aguardavam em filas foram atendidos pelo município
30/01/2019
Portal Adesso - Foto: Foto: Marina Teles/Prefeitura de Bento Gonçalves

     A grande demanda foi suprida com o funcionamento do ambulatório na Unidade Central, além do credenciamento de clínicas particulares. “Conseguimos mudar a realidade de uma grande fila de espera, que em 2017, mais de 5500 pacientes aguardavam consultas. Em 2018, conseguimos diminuir em 82% a fila de espera e agora zeramos a espera pela primeira consulta graças ao trabalho de gestão da nossa equipe de servidores, o apoio do Rotary com o aparelhamento do ambulatório de oftalmologia, e o credenciamento de novas clínicas”, afirma o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

     Atualmente, a especialidade conta com 280 retornos, que deverão ser agendados, de acordo com o mês solicitado pelo oftalmologista. “Para primeiras consultas zeramos a fila e estamos agendando os pacientes, conforme estão sendo encaminhados pelas unidades”, explica a coordenadora de regulação, Daiane Piúco.

     De acordo com o setor, os casos de urgência, encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento, são atendidos no mesmo dia na Clínica do Dr. Sérgio Grácia. São agendadas mensalmente em torno de 600 consultas, além dos procedimentos, pequenas cirurgias e cirurgias de catarata, conforme a demanda. Os valores investidos em 2019, através de recurso Federal serão de aproximadamente R$ 90 mil/mês.



MAIS NOTÍCIAS