Turismo e Gastronomia

Primo Camilo estreia o primeiro Prato da Boa Lembrança na região Uva e Vinho

Nhoque com ragu de cordeiro do Pessali passa a integrar lista de receitas que dão ao cliente uma cerâmica colecionável
02/02/2019
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     A partir desse mês de fevereiro, a Trattoria Primo Camilo, de Garibaldi, passa a oferecer uma de suas receitas de maior sucesso acompanhada pelo Prato da Boa Lembrança: é o nhoque recheado de queijo e servido com ragu de cordeiro assado por 12 horas no forno de pizza. Ao longo do ano, o cliente que pedir esse prato ganha uma cerâmica exclusiva e pintada à mão, com desenho original inspirado na receita. O Primo Camilo é o sexto restaurante do estado a integrar a Associação da Boa Lembrança e o primeiro na região da Uva e Vinho – os outros cinco estão em Gramado e Porto Alegre.

     O Prato da Boa Lembrança foi criado no Brasil há 25 anos, com a proposta de divulgar restaurantes que primam pela excelência dos ingredientes e qualidade do serviço, além de exaltar as peculiaridades regionais. A ideia é que os apreciadores da boa gastronomia possam levar para casa a recordação de uma refeição memorável. O projeto foi iniciado pelo italiano Dânio Braga, atualmente conselheiro da associação que promove essa iniciativa, e os pratos da Boa Lembrança já ilustraram mais de 1.700 receitas até hoje.

     A Trattoria Primo Camilo foi o primeiro entre os restaurantes do casal Altemir e Clege Dalmaz, e foi inaugurado em 2002, depois que Pessali encerrou a carreira como jogador de futebol em virtude de uma lesão no joelho. Para dar vida ao projeto, Clege fechou seu consultório dentário e, juntos, eles restauraram e deram vida nova à casa de 1940. A trattoria é uma homenagem ao avô de Pessali – o Primo Camilo. As histórias de família contam que Primo Camilo apreciava receber os amigos ao redor de uma mesa farta com receitas da nonna.

     É assim que o restaurante trabalha ao longo desses quase 17 anos: uma gastronomia de origem, com o toque dos cozinheiros Rose e Pessali e o charme de ingredientes especiais, como os cogumelos que eles próprios colhem a cada outono. Nos dias de hoje, o casal fundador divide a operação com os sócios Wagner Poletti e Henrique Dalmaz Pessali. 

     O nhoque ao ragu de cordeiro que está pintado no Prato da Boa Lembrança custa R$ 125,00 por pessoa e é servido com entrada, salada e sobremesa. 

MAIS NOTÍCIAS