Geral

Demolido local onde funcionava a Eletrônica Polita na Buarque de Macedo

Durante anos, o espaço foi referência no conserto de televisões e rádios na cidade de Garibaldi
02/02/2019
Portal Adesso - Foto: Cassiano Valente/Portal Adesso - Foto Antiga: Facebook Bete Agostini
Anterior Próximo

     Nesta sexta-feira (01), nossa equipe flagrou os trabalhos de demolição do prédio onde funcionava a conhecida eletrônica Polita, que fica localizado na rua Buarque de Macedo, próximo ao cruzamento com a Dr. Carlos Barbosa. Com o olhar saudoso, um dos integrantes da Família Polita, Zé Polita, observa o trabalho sem dizer uma palavra. Tentamos conversar com ele, mas Zé preferiu não se pronunciar. 

     Através da neta do fundador, Camila Polita Fachinelli, ficamos sabendo um pouco da história. No prédio demolido, a Eletrônica Polita funcionou por 40 anos. Antes, ela estava estabelecida ao lado, na antiga revendedora Ford e também no prédio da família Casagrande em frente ao Museu Municipal. 

     A Eletrônica Polita consertava televisores preto e branco com válvulas e rádios com transistor e eletrodomésticos. Além disso, radinhos de pilha, muito utilizados no passado, também era uma especialidade da equipe. Uma das particularidades da eletrônica é que toda a família atuava, o pai, Seu Élio Antônio Polita, e os 8 filhos: Belmiro, João, Vital, José, Décio, Nei, Miguel e Maria Bernardete. O neto Dario, filho de Belmiro também trabalhou na eletrônica, cada um era especializado em uma área.

     A família Polita também marcou época e pioneirismo na cidade no fim dos anos 50 quando a Televisão chegou na região. Eles foram os pioneiros a cuidar da repetidora de TV na cidade, e também os pioneiros na venda de televisores em cores da marca Admiral. 

Durante a primeira Fenachamp, em 1981, a Eletrônica Polita, em seu estande, mostrava as primeiras Tvs em cores de Garibaldi. 

     Pelas Redes Sociais, muitas pessoas também comentaram sobre o prédio demolido, que antes de ser a sede da Eletrônica Polita também teve outras atividades como: Pista de Bolão e depósito do senhor Lourenço Mottin. 


MAIS NOTÍCIAS