Geral

Morre um dos fundadores do Festiqueijo em Carlos Barbosa

José Luis Ipar Právia era uruguaio e residia na cidade a mais de 40 anos. Em 2016 ele recebeu o título de cidadão Barbosense
05/02/2019
Portal Adesso - Foto: Reprodução ADESSO TV e divulgação
Anterior Próximo

     Faleceu nesta terça-feira (05), aos 66 anos, o empresário e especialista no ramo de laticínios, José Luís Ipar Právia, proprietário da Ipar Queijos Artesanais, casa especializada em produzir queijos finos. 

     Natural da cidade de Artigas, no Uruguai, Ipar, como era conhecido, chegou a Carlos Barbosa no final dos anos 70 para atuar em uma grande empresa de laticínios, quando a mesma, ampliava sua planta industrial, sendo que ele coordenou as obras de ampliação. 

     Muito envolvido com a comunidade Barbosense, Ipar, foi um dos criadores e fundadores do Festiquijo, maior festival gastronômico da Serra Gaúcha. Ele também presidiu o conselho da ACI – Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, e era membro do Lions Clube da cidade.

     Ele também foi professor e conferencista, além de ser representante oficial de entidades ligadas ao setor de laticínios . Como escritor, produziu o livro “Quesos de America Latina”, sendo que em 2011, conquistou o prêmio Gourmand World Cookboook Awards, na categoria Best Cheese Book in the World (Melhor Livro de Queijos do Mundo – 2011).

     Em 2016, a Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2016, de autoria dos vereadores Miguel A. Stanislososki e Valmir Danileli, concedeu a Ipar, o Título de Cidadão Barbosense. Ipar estava internado no Hospital da Unimed em Caxias do Sul, onde passava por tratamento de saúde. O uruguaio faleceu às 3h20min desta madrugada. Ipar era casado e tinha dois filhos, um deles já falecido.


     Os atos fúnebres de José Luis Ipar Právia, iniciaram às 10:30 da manhã desta terça-feira na funerária Caravaggio de Carlos Barbosa. O sepultamento ocorre às 18h15min no cemitério municipal da cidade. 


MAIS NOTÍCIAS