Saúde

Cuidados com a visão de seu filho no retorno às aulas

O PORTAL ADESSO conversou com oftalmologista e tirou algumas dúvidas sobre visão das crianças
18/02/2019
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Com o retorno das aulas, é imprescindível estar atento para as dificuldades do seu filho no que compete desempenho escolar. Muitas vezes o problema está na visão do seu pequeno. Sobre o assunto, a reportagem do PORTAL ADESSO entrou em contato com especialista que elucidou muitas dúvidas.

     O médico oftalmologista Marcelo Waltrick Teixeira recomenta que antes de qualquer coisa é importante observar se as crianças aproximam demais o que estão lendo dos olhos, ou se debruçam sobre os cadernos para fazer as atividades. Quando franzem a testa ao ver de longe, pode ser um sinal que a visão está deficitária. O ideal é que os pais levem os filhos a uma consulta oftalmológica muito antes da idade escolar.

     Sobre mudança de grau, Waltrick aponta que de modo geral, a visita ao oftalmologista deve ser uma vez ao ano. Para crianças, ele indica que retornem dentro de 6 meses, após a primeira prescrição dos óculos.

     Para casos extremos que pedem pela cirurgia, o médico afirma que deva ser realizada quando o paciente tem um grau elevado. Logicamente a cirurgia melhora a sua qualidade de vida, aponta. “Evidentemente não são todos os casos possíveis para cirurgia. É necessário que este grau esteja estabilizado e que as condições da córnea sejam favoráveis.  Vale ressaltar que a cirurgia refrativa pode ser realizada nas pessoas que possuem graus baixos também”, finaliza.

MAIS NOTÍCIAS