Economia

Setor vitivinícola avalia resultados de 2013 e apresenta plano de trabalho para o 2014

03/02/2014
Imprensa IBRAVIN

     Em meio à safra da uva que vem apresentando bons padrões de qualidade e a menos de quatro meses para o início da Copa do Mundo no Brasil, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apresenta a avaliação do mercado de vinhos, sucos e espumantes, as estratégias e as perspectivas do setor para 2014. O evento ocorre nesta terça-feira (4),no auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), que fica na Alameda Fenavinho, nº 481.

     Os dirigentes do instituto apresentarão os dados de comercialização em 2013 nos mercados interno e externo, além de divulgar o Plano de Trabalho para as ações de promoção no mercado interno que serão executadas em 2014. Entre elas, serão detalhadas as ações junto às redes de supermercados que vêm sendo colocadas em prática após o acordo de cooperação entre os setores vitivinícola e varejista para aumentar a participação dos vinhos brasileiros nas gôndolas. Também serão apresentadas as atividades relacionadas à Copa do Mundo de Futebol, que ocorre nos meses de junho e julho. 

     Representantes das vinícolas participarão de um debate para fazer a avaliação comercial de 2013 e levantar as perspectivas para este ano. O consultor nacional de vinhos e o diretor Comercial do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral e Carlos Arraiz, respectivamente, apresentarão o case da categoria de vinhos finos da rede, os desafios e oportunidades para a comercialização dos próximos anos. O gerente Comercial do grupo, Luiz Antônio Torres, também participa do evento.

     O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, explica que as iniciativas foram desenvolvidas junto com o setor, após uma avaliação dos resultados dos projetos em 2013. “Com isso, pela primeira vez, planejamos ações segmentadas para vinhos finos, de mesa, sucos e espumantes, com mensagem, público-alvo e praças de atuação específicas para cada produto”, adianta.

     Bertolini informa que a aproximação com o setor supermercadista será intensificada neste ano, com campanhas em pontos de vendas, com capacitação de atendentes e campanhas específicas. “Em 2013, amadurecemos a parceria com os supermercadistas, distribuidores e importadores prevista no acordo de cooperação e, neste ano, colocaremos em prática as estratégias junto aos canais com o objetivo de aumentar ainda mais as vendas do vinho brasileiro no mercado interno”, prevê. O gerente acrescenta que alguns projetos foram ajustados para que tenham resultados mais efetivos, como o direcionamento do Circuito Brasileiro de Degustação voltado exclusivamente ao trade, e o foco na capacitação de profissionais através do Projeto Imagem, com o fechamento de parcerias com entidades de ensino de diversos estados.

 

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