Geral

Hospital São Pedro faz empréstimo para quitar serviços do SUS

Com atraso no repasse do Estado, direção precisou fazer empréstimo de R$ 200 mil para saldar dívidas
07/03/2019
Portal Adesso - Foto: Daniel Carniel/Portal Adesso

     A direção do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, que está a seis meses sem receber do Governo do Estado o pagamento pelos serviços prestados para o Sistema Único de Saúde – SUS, obrigou-se nesta quinta-feira (07), a contrair empréstimo junto ao Banrisul a fim de quitar dívidas com medicamentos, serviços e médicos que atenderam pacientes pelo SUS.

     Sem receber desde o mês de setembro do governo estadual, foi preciso buscar alternativa para não cancelar os serviços. O Sistema Único de Saúde é mantido com verbas do Governo Federal, Governo do Estado e município. Porém, o Estado do Rio Grande do Sul deve mais de R$ 200 milhões em dívidas com as santas casas e hospitais beneficentes e filantrópicos do estado.

     O empréstimo contratado deverá ter juros subsidiados, e o Estado garante o pagamento. A quitação será em 36 parcelas. Porém, se o Estado não pagar, caberá ao hospital quitar a dívida. 

     O contrato tem como avalista o presidente do Hospital, Adorino Martinazzo e foi assinado juntamente com o Diretor Administrativo, Jaime Gnatta Kurmann.

MAIS NOTÍCIAS