Geral

Silo da Cesa em Garibaldi será vendido pelo Governo do Estado

Extinção da Companhia Estadual de Silos e Armazéns que possui 20 unidades no Estado está sendo trabalhada pelo governo
08/03/2019
Portal Adesso - Foto: Daniel Carniel/Portal Adesso

     Com uma dívida trabalhista de R$ 117 milhões, sendo mais de 300 ações trabalhistas, a Cesa - Companhia Estadual de Silos e Armazéns deverá em breve ser leiloada pelo atual governo. No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou projeto que permite a extinção da estatal. Proprietária de 20 unidades, sendo três portuárias, uma frigorífica, nove com acesso ferroviário e sete unidades coletoras, a empresa tem hoje 56 funcionários ativos e 46 servidores contratados emergencialmente.

     A unidade de Garibaldi está localizada às margens da BR 470 no bairro Fenachamp e seu silo tem capacidade de armazenamento de 23 mil toneladas. Nos últimos anos, sua estrutura aparenta estar abandonada, devido ao estado de conservação externa dos silos, porém, ela funciona normalmente e caminhões são vistos armazenando e carregando cerais. 

     A unidade de Garibaldi ainda não está no calendário de leilões que o Estado divulgou, mas deverá seguir o mesmo caminho das outras 10 unidades que estão sendo ofertadas neste primeiro momento. Cinco leilões já possuem data definida e a expectativa é arrecadar cerca de R$ 70 milhões com a venda das unidades. 

     Criada em dezembro de 1952, com a finalidade de suprir o setor agrícola de uma infraestrutura de armazenagem compatível com as crescentes safras gaúchas, a Cesa tem em todas suas filiais, uma capacidade de armazenagem de 469.500 (quatrocentos e sessenta e nove mil e quinhentas) toneladas.

     Vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a CESA foi pioneira no Brasil na instalação de uma rede integrada de silos e armazéns. É uma instituição de uso público que atende produtores de pequeno, médio e grande porte, cooperativas, governo, indústria e comércio. 


MAIS NOTÍCIAS