Economia


Entidades de Garibaldi se unem para desenvolver comércio local

ABRACE GARIBALDI é a marca criada que visa orientar todas as atividades realizadas para estimular as vendas na cidade
28/03/2019 Portal Adesso - Fotos: Cassius Fanti/CIC Garibaldi
Anterior Próximo

     A maior iniciativa conjunta em favor do fortalecimento e de melhorias do varejo garibaldense deu um passo decisivo na noite de quarta-feira (27). A união das três entidades que representam o comércio local e o poder público vai resultar em um conjunto de ações que prometem atender as demandas de lojistas e consumidores, ouvidos em uma pesquisa realizada no ano passado pela Apeme, CDL, CIC e Prefeitura. Os detalhes do trabalho foram apresentados aos lojistas em evento realizado na CIC.

     O projeto, que recebeu o nome de “Abrace Garibaldi – Valor Pra Ti. Valor Pra Cidade”, também ganhou uma identidade visual, criada pela agência 8poroito, que busca traduzir os principais pontos da proposta de ações que começarão a ser colocadas em prática a partir do início de abril. “As atividades que serão propostas proporcionam um conjunto de ferramentas que, em curto, médio e longo prazo, trarão benefícios diretos ao comércio local, com o maior envolvimento dos consumidores”.

     Entre as primeiras atividades que integram o Abrace Garibaldi está a realização da palestra Fashion Trends: Tendências Verão 2020, com a especialista em Design Estratégico, Simone Rech, que vai apresentar, no dia 4 de abril, as novidades do mundo da moda observadas nas principais capitais mundiais. Associados da Apeme, CIC e CDL têm ingresso gratuito. Para não associados, o valor é R$ 25. 

     Na sequência também estão confirmados os cursos “Desenvolvimento de Lideranças” (dias 18 e 25 de abril e 2 e 16 de maio), “O ambiente de loja como ferramenta para impulsionar as vendas” (20, 22 e 27 de maio), Atendimento ao Cliente (22, 23, 29 e 30 de julho) e a palestra “A nova atitude varejista – o pilar do sucesso”, com Sérgio Flor (2 de julho). Além disso, o grupo gestor do projeto já definiu uma missão à Convenção Lojista da CDL de Lajeado, em junho, e visitas técnicas a duas lojas de Porto Alegre que oferecem experiências diferenciadas aos seus clientes.  

     De acordo com a diretora executiva da Apeme, Greice Locatelli Mattiello, a intenção é engajar o comércio, entidades empresariais, poder público e comunidade em atividades que oportunizem bons negócios para todos, ao mesmo tempo que possibilitem o desenvolvimento do varejo, novos investimentos e inovação em todos os setores lojista. Ela salienta que, o Sebrae, através de sua equipe técnica, vai realizar visitas ao varejo de Garibaldi para orientar, subsidiar mudanças, promover inovações e apresentar soluções que contribuam com os negócios. 

     Além disso, também haverá a possibilidade de execução de um projeto do Sebrae, que terá a duração de 15 meses, incluindo consultoria em gestão e técnicas, missões empresariais, capacitações e apoio ao custo de exposição em feiras. A apresentação de toda a proposta será realizada em um encontro, na sede da Apeme, no dia 8 de abril.

     Greice enfatiza que o projeto tem a intenção de promover melhorias significativas na estrutura dos pontos de venda, aumentar o mix e a qualidade dos produtos oferecidos, assim como atuar na personalização do atendimento, especialização dos vendedores, no relacionamento com o cliente, na busca por inovações e flexibilização dos horários de funcionamento. As três entidades empresariais irão investir, juntas, R$ 40 mil neste projeto até o final de 2019.

     Durante o lançamento das ações do projeto Abrace Garibaldi houve a participação da diretora de inovação e criatividade da Escola Caxias Criativa, Vanessa Kukul, que falou sobre o "Criativismo". Ela explicou que esse movimento faz uso da criatividade como elemento de transformação, desenvolvimento e inovação para fazer frente à adaptação às rápidas mudanças do mundo. “De maneira prática, os lojistas precisam estar atentos ao consumidor com iniciativas focadas na experiência de venda e do espaço, proporcionando facilidades ao cliente”, salientou. 

MAIS NOTÍCIAS