Eventos/Cultura


Eleita em Bento Gonçalves a corte da 16ª Fenavinho

Bárbara Bortolini é a Imperatriz do Vinho, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso são as Damas de Honra
08/04/2019 Portal Adesso - Fotos: Marines Kowalski | Revelare
Anterior Próximo

     Após uma noite de pura emoção, está eleita a corte da 16ª Fenavinho: Bárbara Bortolini (representante da Rota Caminhos de Pedra) foi coroada Imperatriz do Vinho e, em seu reinado, será acompanhada pelas Damas de Honra Ana Paula Pastorello (representante do Bento Convention Bureau) e Sandi Marina Corso (representante da Associação Vale do Rio das Antas). A festa da escolha ocorreu na noite de 06 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo mais de 700 pessoas.

     Às soberanas caberá a missão de colaborar com a promoção da Festa Nacional do Vinho – que ocorre de 13 a 23 de junho, de forma integrada a ExpoBento – e, principalmente, divulgar a riqueza cultural, tradições e atrativos de Bento Gonçalves perante todo o Brasil. “A Imperatriz do Vinho e suas Damas de Honra são os expoentes da Fenavinho e fundamentais agentes na consolidação da retomada do evento e valorização de todo o simbolismo que ele carrega. Seu papel vai muito além do caráter festivo: elas serão articuladoras do potencial turístico de nossa cidade e da força do setor vinícola”, avalia o diretor do Comitê Fenavinho, Diego Bertolini.

     Agora, as eleitas iniciam o trabalho representativo na condição de Soberanas da Fenavinho – elas participarão de agendas oficiais de visitas e compromissos envolvendo a divulgação da festa.

 Tradição e futuro em evidência

     A escolha da corte da 16ª Fenavinho foi uma celebração carregada de significados – um elo que reconecta a festa à essência da primeira edição, realizada de forma pioneira em 1967, pelas mãos do empresário Moysés Michelon. “Nessa noite estamos prestando uma homenagem e demonstrando respeito a todos os nossos antepassados, aos líderes e empreendedores que há mais de 50 anos acreditaram, idealizaram e fizeram a Festa Nacional do Vinho, evento tão grandioso que elevou Bento Gonçalves à condição de Capital Nacional do Vinho e tornou a cidade conhecida perante todo o país”, disse Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade à frente da retomada e promotora da 16ª Fenavinho.

     Revivendo a herança e resgatando o patrimônio cultural que a Fenavinho simboliza, o CIC-BG trabalha para devolver à comunidade uma festa grandiosa, à altura do legado que acompanha sua história.   “O que o CIC-BG se propõe, e pode fazer de melhor pela Fenavinho, é zelar, proteger e manter viva sua essência. É garantir que doravante, sob o comando e tutela da entidade, a Festa ocorrerá periodicamente, de forma segura, responsável e sustentável, como merece a comunidade. A Fenavinho é de toda Bento Gonçalves, pertence a cada cidadão do município. É uma festa de todos e para todos”, disse Gialdi.

     Enaltecendo o conceito de união que a Fenavinho carrega em sua essência, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, relembrou o poder de mobilização que a Festa é capaz de gerar. “A Fenavinho uniu os bento-gonçalvenses pelo propósito de atuar, coletivamente, pelo município. E fará isso novamente. Vamos brindar, com vinhos de Bento Gonçalves, a nossa querida Fenavinho”, disse.

 



MAIS NOTÍCIAS