Geral

Escoteiros celebram seu dia

Grupo Almirante José de Araújo Filho também participa da Semana do Escoteiro realizando atividades
23/04/2019
Divulgação - Foto: Priscila Pilletti/Prefeitura de Garibaldi

     De 20 a 28 de abril de 2019 os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul realizam uma série de eventos que fazem parte da 1ª Semana Regional do Escoteiro. O objetivo é fazer com que cada vez mais crianças e jovens possam conhecer o escotismo e integrar o maior movimento de jovens do mundo. O Dia do Escoteiro é celebrado nesta terça-feira, dia 23 de abril, e a data reforça a importância deste, que é o maior movimento de educação não-formal do planeta.

     Os encontros presenciais ocorrem semanalmente nos grupos associados regularmente aos Escoteiros do Brasil. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária, dos 6,5 a 21 anos, e são trabalhadas as áreas de desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter.

     Presente em 121 municípios gaúchos, com 226 Grupos Escoteiros, cerca de 70% do efetivo está no interior do estado e a expectativa de crescimento é grande. O Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul atingiu em 2018 o maior efetivo em mais de duas décadas, indicando uma grande inserção na comunidade. Atualmente, são 14 mil associados, sendo mais de dez mil jovens e quase quatro mil adultos voluntários. Há dez anos, em 2007, o número era a metade do atual.

     Ser escoteiro não tem idade, qualquer pessoa pode iniciar como jovem, ou então como adulto voluntário, caso já tenha atingido os 21 anos. Em Garibaldi, os interessados devem procurar o Grupo Escoteiro Almirante José de Araujo Filho, para conhecerem na prática como são as atividades e esta filosofia de vida. A sede está localizada na rua Heitor Mazzini, 249, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no site www.sejaescoteiro.org.br.

     O escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e se envolverem com a comunidade. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são incentivados a construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Semana do Escoteiro

Desde o dia 21, estão sendo desenvolvidas diferentes atividades sobre a temática do escotismo. Em Garibaldi, os destaques são para o uso do lenço escoteiro na terça, dia 23, e a campanha da Cesta Solidária no sábado, dia 27, nos principais mercados da cidade.



MAIS NOTÍCIAS