Eventos/Cultura

Fim de semana com vários eventos no Santuário de Caravaggio

Programação contempla ciclistas, crianças, vocacionados da Diocese e o lançamento de roteiro turístico
02/05/2019
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O primeiro fim de semana de maio reserva programação intensa no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O sábado, de forma especial, concentrará três importantes atividades. Pela manhã, devotos chegarão sobre duas rodas ao Santuário: é a vez da Romaria dos Ciclistas, evento que reunirá atletas de todo Estado buscando a bênção de Caravaggio. A concentração ocorrerá no Colégio São Tiago às 10h, e a previsão de chegada ao Santuário é para 11h, onde serão recebidos com missa especial. A pré-romaria se tornou tradicional entre os praticantes do esporte, sendo a 16ª edição com expectativa de reunir até 3 mil pessoas.

     O público que deve comparecer ao Santuário à tarde é também especial: são os participantes da 5ª edição da Romaria das Crianças, programação que integrará famílias e alunos de grupos de catequese de Farroupilha. Toda comunidade é convidada a participar. A saída dos grupos está marcada para 14h no início da Avenida Dom José Barea, próximo ao Santuário. Na chegada à igreja, haverá programação com atividades lúdicas e religiosas. Outro evento terá papel importante neste sábado. Trata-se do lançamento do Roteiro Caminhos de Caravaggio, que deverá unir e reforçar o turismo religioso de cidades da Serra. O lançamento ocorre no auditório do Santuário, às 15h, e contará com a presença de prefeitos dos cinco municípios que integram o roteiro: Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

     A rota Caminhos de Caravaggio liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos cinco municípios. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta e outras modalidades. Todas permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além de ter papel de formalizar o lançamento, o evento também servirá para apresentar materiais gráficos, como guia oficial do peregrino, folder, passaporte, certificado e descerramento da placa que simboliza o roteiro. Para marcar a inauguração, um grupo de corredores percorrerá o trajeto em 24h. Serão 200 km feitos de 3 a 4 de maio.

     No domingo é a vez de mais uma edição da Romaria Vocacional da Diocese de Caxias do Sul. O objetivo é expressar a comunhão e ajudar a criar na igreja diocesana uma cultura vocacional. A caminhada começa no Seminário dos Pobres Servos, na Estrada dos Romeiros, e segue até o Santuário. A previsão é a chegada do grupo para 11h, quando será celebrada a missa. A romaria é aberta e tem como público os grupos de jovens, catequizandos, padres, irmãs, irmãos, seminaristas e vocacionados das diversas congregações da Diocese.

MAIS NOTÍCIAS