Geral

Bento Gonçalves ganha sua primeira Orquestra

Músicos iniciaram os ensaios no inicio da semana e integram o projeto Bento in Concert
08/05/2019
Portal Adesso - Foto: Jose Martim Estefanon/divulgação

 Ao todo, 15 músicos e um maestro regente. 16 pessoas em cena que traduzem notas musicais em ritmo, cadência, compasso, harmonia, sons, numa conjugação artística e cultural conhecida como música, assim foi realizado o primeiro ensaio da Orquestra de Bento Gonçalves na Fundação Casa das Artes, nesta segunda-feira (06). O projeto, desejo antigo da Administração Municipal, tem o objetivo de oferecer para a comunidade mais esse bem cultural, como a Casa do Artesão, Museu do Imigrante, Fundação Casa das Artes, entre outros.

     A criação da Orquestra na Fundação Casa das Artes se insere dentro do projeto Bento in Concert que possui uma preocupação que aliou uma parcela da população com formação em música instrumental e outra parcela em formação, ou seja, estudantes de música. “A inserção de futuros músicos, que saem de projetos de educação básica de música, para um mecanismo de aperfeiçoamento técnico. Abre com isso novo campo de trabalho para músicos recém-formados, principalmente numa cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul”, ressalta o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

     Para escolha dos músicos foram realizadas audições, que culminaram na escolha de quinze músicos: Alisson Seben, percussão, Carlos Henrique Gheno Zanella, violão, Fábio Ricardo Campos Chagas, violoncelo, Felipe Foresti, violino, Julio Cesar Maccali, violino, Leandro Cousseau, flauta transversa, Leandro Perin, violoncelo, Luiz Carlos Zeni Junior, flauta transversa, Mateus Frigheto, violino, Rodrigo Duarte Maciel, violino, Zorzin Franceschini, violoncelo, Stela Scarmin, viola, Thiago Freitas Dos Santos, clarinete, Tiago Fernando Andreola, contrabaixo, e Vinícius Rodrigues, violino.

     Para o maestro Gilberto Salvagni “fomentar a audição e prática da música instrumental, junto à comunidade, por meio de apresentações da Orquestra, visa-se a formação de novas plateias promovendo no meio escolar o conhecimento e a importância da música para formação do capital cultural do ser humano”, finaliza.


MAIS NOTÍCIAS