Geral

Garibaldi e Bento Gonçalves perdem campus da UFRGS

Universidade Federal anunciou sua instalação em Farroupilha. Protocolo de intenções será assinado na segunda-feira (27)
24/05/2019
Portal Adesso

     Toda a mobilização feita pelas prefeitura de Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e outros prefeituras da região que fazem parte da AMESNE - Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, solicitando que  um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS fosse instalado no Vale dos Vinhedos foi em vão. 

     Em fevereiro de 2015 em Assembleia na cidade de Nova Pádua, os prefeitos da Amesne, haviam decidido o local para instalação do campus Serra da UFRGS. Trata-se de uma área no Vale dos Vinhedos, entre os bairros Borghetto e Garibaldina, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, pertencente a Embrapa Uva e Vinho. Porém, nesta semana,  foi anunciado um acordo feito entre prefeitura de Farroupilha e Universidade. O protocolo de intenções será assinado na próxima segunda-feira (27), em ato realizado no bairro Cinquentenário, na Rodovia dos Romeiros, em frente ao terreno cedido para a instalação.

     A unidade terá três edificações, onde serão centralizadas e coordenadas ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. O início do atendimento na região ainda não tem data definida. O desenvolvimento do projeto está dividido em duas fases, sendo a primeira de definição do portfólio de serviços a serem ofertados e a segunda, referente à implantação da infraestrutura física, deve ser finalizada dentro de 30 meses.

     Este é mais um possível atrito que a atual administração de Farroupilha, comandada pelo prefeito Claiton Gonçalves (PDT), terá com Garibaldi e outros municípios da região. Além de tirar a UFRGS da Vale dos Vinhedos, Farroupilha também tentou "passar por cima" de Garibaldi com o título Capital Nacional do Moscatel, que nada mais é que uma variedade do espumante, onde a capital nacional é Garibaldi. 

     Procurados pela reportagem do Portal Adesso, políticos de Garibaldi, Bento e Carlos Barbosa preferiram não se manifestar sobre o assunto. Apenas lamentaram o episódio. 



MAIS NOTÍCIAS