Educação

Escola Santo Antônio celebra 115 anos

Ex-diretores vão ser homenageados durante programação que será realizada nesta sexta-feira (07)
06/06/2019
Portal Adesso - Foto: Roberto Nichetti/Portal Adesso

     De uma escola só para rapazes até os dias de hoje, com seus mais de 260 alunos, os 115 anos de história da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio estão recheados de acontecimentos que dão orgulho não só para os que estudam, ou já estudaram na instituição, mas também para toda a comunidade de Garibaldi.

     Fundada em 1904 pelos irmãos Maristas, a primeira escola da congregação na região, a Escola Santo Antônio iniciou seus trabalhos como um colégio só para rapazes, algo bem comum para a época. Na década de 1940, era ofertado o ensino fundamental e também, à noite, o curso técnico em contabilidade, que capacitava o estudante para o mercado de trabalho, dando condições para assumir a coordenação de escritórios de contabilidade.

     Referência na qualidade de ensino, o Santo Antônio recebia alunos de diversas localidades, transpondo os limites da região. Segundo Carmen Dalcin Salvagni, atual diretora da escola, no local havia um internato para esses alunos, que vinham até da fronteira do Estado.

     “A cada mudança da sociedade o Santo Antônio ia mudando também, se adaptando as novas realidades. Primeiro houve essa mudança da escola só para rapazes, para escola mista, em 1963. A partir desse ano, as mulheres também puderam realizar o curso técnico em contabilidade” ressalta Carmen.

     Mas a grande alteração veio quando ela se tornou escola Estadual. Com a mudança, o Santo Antônio pode ser frequentado por toda a comunidade. Até então era uma instituição de ensino particular. “Os filhos dos trabalhadores, crianças do interior e dos bairros, todos puderam usufruir da escola a partir de 1973, quando ocorreu a mudança” salienta Carmen. Nessa época a escola contou com mais de 1200 alunos em seu quadro de estudantes.

     Até pouco tempo atrás, pelos corredores do educandário, ainda era possível ver os Irmãos Maristas caminhando entre os alunos. O prédio continua sendo da congregação. Agora já não serve mais como habitação dos Marianos, mas toda a história continua. Assim como nesse local histórico continua o pátio acolhedor, as salas de aulas e todos os espaços internos e externos, por onde já passaram dezenas de gerações de garibaldenses.  

     Para comemorar o aniversário dos 115 anos, a escola inaugurará na sexta-feira, 07, às 17h o espaço dos ex-diretores, onde todos aqueles que ajudaram a forma a história da Escola Santo Antônio serão homenageados. Após, à noite, será oferecido um jantar no Restaurante Marisa. Os ingressos para o jantar, com baile na sequência, podem ser adquiridos a R$50,00 com os funcionários da escola. Mais informações no telefone (54) 3462 1329


MAIS NOTÍCIAS