Economia

Portaria autoriza trabalho aos domingos na indústria vinícola

Pleito foi articulado para suprir necessidades de mão de obra durante a safra e nas atividades de enoturismo
18/06/2019
Portal Adesso - Foto: Ibravin

     Foi assinada na manhã desta terça-feira (18) a portaria que autoriza o trabalho aos domingos e feriados pela indústria vinícola. A notícia foi comemorada pelo Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do RS (Sindivinho). Esta era uma antiga reivindicação da entidade.

     O ato foi assinado pelo secretário da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e contou com a articulação do Sindivinho e do deputado federal Jerônimo Goergen junto ao Governo Federal. A inclusão da indústria vinícola entre as 78 atividades autorizadas a trabalhos nos domingos e feriados será incorporada à Medida Provisória 881/2019. A demanda também vinha sendo solicitada pelo presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados, deputado federal Afonso Hamm.

     O presidente do Sindivinho, Benildo Perini, explica que a ação busca suprir a necessidade da indústria em dois pontos fundamentais: a safra da uva e nas atividades de enoturismo. “Um dos momentos mais importantes para o nosso setor é o período da colheita. É importante que a uva chegue na vinícola para ser processada no menor tempo possível para mantermos a qualidade.  A uva tem o tempo certo para ser colhida e processada”, reforça. Perini também cita o crescimento das atividades de enoturismo, da venda direta no varejo das empresas e, consequentemente, na necessidade de utilização cada vez maior de mão de obra. “O que vínhamos buscando era de que a portaria atendesse um pleito que já está previsto na CLT para várias atividades, com as devidas recompensas financeiras e respeitando a carga horária prevista em leis”, diz. 


MAIS NOTÍCIAS