Eventos/Cultura

Dia de renovar a fé

Orações e ajuda aos mais necessitados foram emolduradas pelos já tradicionais tapetes coloridos, na celebração de Corpus Christi
21/06/2019
Portal Adesso - Foto: Difusora 890

     A celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20) atraiu milhares de fiéis nas cidades da região. O tempo firme, apesar do frio, fez com que, desde o início da manhã, já houvesse movimentação em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, para confecção e ajustes dos últimos detalhes nos tapetes, que enfeitaram e coloriram as ruas por onde os devotos seguiram em procissão.

     Em Bento Gonçalves a celebração iniciou as 15h, com uma missa campal na Paróquia Santo Antônio, no centro da cidade. Após a missa, os milhares de fiéis que estavam presentes seguiram em a procissão, que teve como percurso as ruas Marechal Deodoro, Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro até a Igreja Santo Antônio.

     Também em Bento, além da confecção dos tapetes, a celebração de Corpus Christi contou com a iniciativa do “Tapete Solidário”, onde as pessoas poderiam doar alimentos não-perecíveis que serão entregues pelo grupo de ação social da igreja.

     Em Carlos Barbosa um grande público esteve presente na cerimônia, que iniciou as 15h na praça, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus. Após a missa campal, deu-se início a já tradicional procissão, que iniciou em frente da Igreja Matriz, seguindo pelo calçadão e pelas ruas Rio Branco, Maurício Cardoso e Assis Brasil, retornando ao ponto de início. A organização dos tapetes ficou a cargo da Fundação de Cultura e Arte – Proarte de Carlos Barbosa, com o apoio de diversos grupos e comunidades da cidade.

     Em Garibaldi a celebração de Corpus Christi não foi diferente. A cerimônia, realizada pela manhã, reuniu milhares de fiéis em frente à igreja matriz São Pedro para uma missa campal, presidida pelo pároco Frei Jadir Segala. Treze grupos realizaram a confecção dos tapetes, que cobriu e coloriu os 415 metros do trajeto ao longo das ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Carlos Barbosa.

     A tradicional comemoração, realizada desde 1989 no município, teve como tema este ano “Cristo convoca e envia para a missão” e também contou com postos para coleta de alimentos não perecíveis e material de limpeza, que serão doados para o Fraterno Auxílio Cristão (FAC) e a Casa de Repouso Arco-Íris.


MAIS NOTÍCIAS