Geral

Escola Agrícola da Serra Gaúcha estimula jovens a permanecer no campo

18/02/2014
Gabriela Malfatti - Coordenadora Pedagógica da EFASERRA
Anterior Próximo

     Em junho de 2011, agricultores de Garibaldi e Bento Gonçalves, preocupados com a sucessão familiar de suas propriedades e com a permanência dos jovens no campo, buscaram alternativas que auxiliassem na resolução destes problemas.

     Após terem conhecido o projeto piloto no Rio Grande do Sul, a (EFASC- Escola Família Agrícola de Santa Cruz), estes mesmos agricultores simpatizando com a ideia, a trouxeram para a Região da Serra Gaúcha surgindo assim a (AEFASERRA), Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, a qual é composta por mais de 50 famílias de agricultores, 10 professores/monitores, 16 jovens iniciantes em 2013 mais 17 matriculados em 2014 oriundos de 9 municípios da região, sendo estes:  Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Ipê, Barão, Farroupilha , Carlos Barbosa e recentemente Caxias do Sul.

     Depois de uma imensa luta, no dia 30 de abril de 2013 a EFA da serra Gaúcha foi credenciada no Conselho Estadual da Educação, sob o parecer 332/2013, e no dia 27 de maio de 2013 foi inaugurada a EFASERRA, Escola Família da Serra Gaúcha, dando inicio às aulas no sai 28 de maio com 16 jovens em formação, cursando o 1º ano do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária.

     O modelo de educação das Escolas Famílias Agrícolas tem como objetivo principal promover a educação e a profissionalização eficaz e concreta do jovem do campo, visando à permanência do jovem na sua propriedade, criando alternativas de trabalho, desenvolvimento do meio e geração de renda.A Escola família Agrícola está aberta a comunidade com o Projeto “EFA DE PORTAS ABERTAS” diariamente para quem quiser conhecer nossa metodologia e nossas instalações.

     Para este ano de 2014 estão abertas inscrições para alunos interessados a cursar o técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio. O alojamento da Escola e a sede da associação situam-se à Rua Marcelino Champagnat, 52 Centro em Garibaldi – RS. Maiores informações pelo telefone 54 3462 0552 ou pelo e-mail [email protected] com Júlia.

 

MAIS NOTÍCIAS