Geral

Escolhido o novo bispo da Diocese de Caxias do Sul

Dom Frei José Gislon é natural do município de Dona Emma (SC) e estava à frente da Diocese de Erechim
26/06/2019
Portal Adesso - Foto: Divulgação Diocese de Caxias do Sul

     Foi divulgado na manhã desta quarta-feira (26), o nome do novo bispo da diocese de Caxias do Sul, da qual fazem parte as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi. O nomeado pelo Papa Francisco, para assumir o posto, foi Dom Frei José Gislon. Dom Gislon é atualmente bispo da diocese de Erechim.

     O atual bispo da diocese de Caxias, Dom Alessandro Ruffinoni encaminhou pedido de renúncia ao Vaticano em 16 de maio do ano passado, pois o Código de Direito Canônico, em seu item 401, prevê que ao completar 75 anos os bispos encaminhem seu pedido de “aposentadoria”. Ao aceitar o pedido, o vaticano iniciou o processo de escolha do novo comandante da Igreja Católica na Serra.

     Dom Frei José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, Santa Catarina. Ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati, Paraná, em 1978. É formado em Filosofia e Teologia, além de ser mestre em História da Igreja. 

     O novo bispo se reunirá com os padres da região no próximo dia 15 de julho no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha. 


MAIS NOTÍCIAS