Geral

Sábado de festa em honra a São Pedro em Garibaldi

Pedro, aclamado pela Igreja Católica como o primeiro Papa, é considerado pela tradição como aquele que possui as chaves dos céus
28/06/2019
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Neste sábado (29), será feriado em Garibaldi. Dia de comemorar São Pedro, padroeiro da cidade. A festa popular é mais antiga que o próprio município. Enquanto esta será a 134ª festa em homenagem ao santo, o município possui “apenas” 119 anos. 

     A escolha de São Pedro, como padroeiro da localidade, foi feita pelos primeiros italianos que chegaram na então Colônia Conde d’Eu. Segundo o Frei Jadir Segala, pároco da igreja matriz de Garibaldi, Pedro representou aos imigrantes um exemplo para enfrentar as dificuldades que eles encontravam na nova terra. “O que os primeiros imigrantes tiveram que enfrentar foi semelhante aos percalços que o apóstolo enfrentou quando deixou Jerusalém, para levar a fé cristã para Roma” afirma o Frei.

São Pedro, o “Manda-Chuva”

     Você sabe porque é creditado a São Pedro a responsabilidade por chover ou não? Segundo passagem do Evangelho de Mateus, Pedro ganhou de Jesus as chaves do céu. No trecho Cristo diz a Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. Logo, a tradição católica começou a afirmar que se o santo tinha a responsabilidade de abrir e fechar as portas do paraíso, também seria a ele que os fiéis recorreriam para mudar as condições do tempo. 

     Pedro é aclamado pela Igreja Católica como o primeiro Papa. Após a crucificação de Cristo, foi o apóstolo quem preparou os fiéis em Jerusalém e transmitiu os ensinamentos de Jesus. Ele foi o primeiro “manda-chuva” da nova igreja que surgia.  


MAIS NOTÍCIAS