Educação


Definido o patrono da Feira do Livro de Garibaldi

O patrono da Feira do Livro 2019 de Garibaldi será o escritor e cineasta brasileiro Tabajara Ruas
01/07/2019 Portal Adesso - Fotos: Divulgação Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

      A feira ocorrerá de 01 a 05 de outubro, na Praça Loureiro da Silva. Em sintonia com o trabalho do patrono, e por ser um gênero de grande relevância para o município, o tema da Feira do Livro 2019 será “Literatura e Cinema”. Atuando no cinema desde 1978, Tabajara Ruas é conhecido como um dos representantes da genuína cinematografia, dirigiu e produziu cinco longas-metragens: Netto perde sua alma, Brizola tempos de luta, Netto e o domador de cavalos, Os Senhores da Guerra e A cabeça de Gumercindo Saraiva, todos premiados. Escreveu 12 roteiros de longas, diversos curtas, adaptou O tempo e o vento para filme e minissérie na TV Globo e foi consultor da série A casa das sete mulheres.

     Tem 9 romances publicados no Brasil e traduzidos em 11 países. Entre outras homenagens, recebeu três Prêmios Açorianos de Literatura, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o Título de Cidadão de Porto Alegre, a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa e foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador. Tabajara já esteve em Garibaldi, por intermédio da Filmm Comission, em diversas oportunidades, em alguns destinos da Rota Cinematográfica, gravando cenas do filme ‘Os Senhores da Guerra’, o qual é diretor e roteirista.

     Também estão abertas as inscrições para o slogan deste ano, com o tema proposto, “Literatura e Cinema”. A Feira do Livro 2019 é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel e do Sesc/RS.  A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.

Crie o slogan da Feira do Livro 2019       

     Toda a comunidade está convidada a participar da criação do slogan da Feira do Livro 2019. O prazo de entrega dos trabalhos vai até 09 de agosto. A feira ocorrerá de 01 a 05 de outubro, na Praça Loureiro da Silva. O slogan deverá expressar a importância da leitura e observar o tema do evento Literatura e Cinema. O Concurso é aberto a toda população residente em Garibaldi e cada pessoa poderá participar com apenas um slogan. Os critérios para o julgamento dos trabalhos serão os seguintes: originalidade, criatividade, correção linguística, coerência e coesão de ideias.

     Os interessados deverão deixar o slogan em ficha própria disponibilizada na Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel (Av. Rio Branco, 317). O trabalho classificado será divulgado na imprensa e será utilizado no material de divulgação da Feira do Livro 2019. Durante o evento, haverá premiação para o vencedor. Confira os detalhes do regulamento no link: https://bit.ly/31ZRgPC.



MAIS NOTÍCIAS