Esportes

STJD autoriza ACBF a participar da Taça Brasil de Futsal

Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou liminar permitindo a participação do time barbosense no torneio
05/08/2019
Portal Adesso - Fotos: divulgação

     A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) irá disputar a Taça Brasil de Futsal 2019, em Erechim. A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) alijou o Clube de participar, mas depois de recorrer no tribunal, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reverteu a decisão e incluiu o time laranja no torneio nacional.

     Atual campeã estadual, a ACBF tem, automaticamente, o direito de disputar a Taça Brasil. No entanto, a FGFS havia indicado a Assoeva para a competição, que começa nesta segunda-feira, em Erechim. No dia 6 de maio, a diretoria ACBF encaminhou um ofício para a FGFS, solicitando informações sobre a indicação para a Taça Brasil. A entidade respondeu somente no dia 9, informando que indicaria a Assoeva, ao invés do atual campeão estadual.

     Então, no dia 27 de maio, o Clube ingressou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com recurso e liminar para tentar reverter a decisão. A liminar foi indeferida, alegando que havia tempo hábil para julgar o caso. Porém, o TJD julgou somente na última sexta-feira, 2 de agosto, e decidiu, por 4 votos a 3, manter a ACBF fora do certame. Imediatamente, o departamento jurídico ingressou no STJD com um recurso e liminar como última tentativa para reverter a situação. Às 8h35, de segunda-feira, o Clube foi informado da decisão do STJD, que incluiu a ACBF na Taça Brasil no lugar da Assoeva.

     “Essa decisão do STJD acaba por corrigir um equívoco por parte da TJD da Federação Gaúcha, que havia indicado outra equipe na vaga com conquistada pela  equipe de Carlos Barbosa para a disputa da Taça Brasil 2019”, direito este adquirido em quadra”, comentaram os advogados Marcelo Bento de Oliveira e  Tiago Silveira  de Almeida, que integram a empresa de advocacia Dupont Spillerr Advogados, que representa o time laranja. A ACBF lamenta a inoperância da FGFS que, ao invés de seguir o que rege o regulamento das competições, priorizou pelo desrespeito com o Clube, com a competição e com a modalidade.

     “Ao longo dos 43 anos de participação em competições a ACBF sempre primou pelo respeito e obediência a legislação esportiva, conquistando seus direitos dentro de quadra. O suor das conquistas merece o respeito das entidades esportivas”, comentou o presidente da ACBF, Bolívar Zuanazzi.

A TAÇA BRASIL

     Como os grupos e a tabela de jogos já estão definidas, a ACBF entraria diretamente no Grupo B, onde estava o time de Venâncio Aires, mantendo-se os adversários datas e horários das partidas. A estreia da ACBF inicia a busca pelo tetracampeonato da Taça Brasil será nesta sexta-feira, contra o Constelação, de Roraima, às 16h. A competição reunirá 10 equipes, que foram divididas em em dois grupos de cinco. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais.

Tabela de Jogos da ACBF

06/08 – 16h – Constelação x ACBF

07/08 – 14h -  Brasília x ACBF

08/08 – 18h – ACBF x Portuguesa (RJ)

09/08 – 20h – ACBF x Corinthians 

MAIS NOTÍCIAS