Eventos/Cultura

Vale dos Vinhedos se prepara para o Festival do Vinho Colonial

Festival é realizado por famílias das localidades de Faria Lemos, Tuiuty e São Pedro em Bento
30/08/2019
Portal Adesso - Fotos: Laura Kirchhof
Anterior Próximo

      A segunda confraternização da 7ª edição do "Festival do Vinho Colonial - Gastronomia, Vinho e Alegria!" está marcada para o próximo dia 7 e ocorre no Salão da Comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, com estimativa de reunir mais de 550 pessoas. Na tarde da última quarta-feira (28), as variedades dos vinhos que integrarão o evento foram avaliadas por técnicos da Emater e Embrapa. Na oportunidade, foram degustadas 40 amostras provindas de dez produtores locais.

     Após a avaliação, o chefe de escritório da Emater/RS de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, compartilhou os resultados. "Pela primeira vez todas as amostras foram aprovadas. Conseguimos ver a evolução, com vinhos a cada ano melhores, todos de muita qualidade. Estão todos de parabéns pela produção e por mais uma edição do Festival", ressaltou.Complementando a apresentação das análises, os técnicos da Empraba Giuliano Elias Pereira e Raul Bem também avaliaram positivamente as variedades degustadas e parabenizaram os produtores. A extensionista social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte, também acompanhou o encontro.

     A avaliação foi acompanhada por produtores que irão expor no evento. Vitório Somensi, proprietário da cantina Porão do Vale, participa do evento desde a primeira edição. "É uma honra expor os nossos produtos, valorizar a produção daqui. A cada ano sempre melhor. Além de poder mostrar teu vinho, tua qualidade, para a comunidade e o pessoal que vem de fora", ressaltou. Ivo Dalla Corte, que também é expositor desde a primeira edição, comentou a importância do Festival. "É uma grande evento pra nós, pra divulgarmos os nossos produtos. Tentamos fazer cada vez melhor, expor o melhor. Conhecemos muitas pessoas, e que através do festival, da organização, acabamos criando uma grande amizade", pontuou.

     O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, salientou os benefícios para a comunidade. "É um evento que agrega valor cultural dentro do trabalho que é desenvolvido na cadeia da uva e do vinho, e como resultado, gera renda para o produtor. Estamos enaltecendo um produto que é feito aqui e evidenciando os sabores da nossa região. Estou muito satisfeito e orgulhoso do sucesso de mais uma edição do Festival", enfatizou.

     O 7º Festival Nacional do Vinho Colonial é realizado por cerca de 40 famílias das localidades de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos, Tuiuty e São Pedro, e conta com o apoio das secretarias municipais de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria - Região Uva e Vinho (SEGH), Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, Embrapa e Emater.


MAIS NOTÍCIAS