Geral


Semana da Pátria é aberta oficialmente em Bento Gonçalves

Chama foi recebida em frente pelo prefeito Guilherme Pasin e comandante do Exército, Cel Nelson Marinho de Bastos Júnior
02/09/2019 Portal Adesso - Fotos: José Martim Estefanon/Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     Neste domingo, 1º de setembro, teve início a Semana da Pátria em Bento Gonçalves. A chegada do Fogo Simbólico foi escoltada pelos batedores da Departamento de Trânsito (DMT) e pelos militares do 6º BCOM. Na ocasião, a chama foi recebida pelo Prefeito Guilherme Pasin e pelo comandante do Batalhão, Coronel Nelson Marinho de Bastos Junior, que acenderam a pira simbolizando o início das comemorações.

     Neste ano, foram instituídos temas nos três âmbitos da Federação Brasileira, sendo nacional, a Bandeira do Brasil, estadual, Parque Osório, o tema municipal "Bento Gonçalves, orgulho de ser daqui!" que evoca pilares como sonhos, trabalho e empreendedorismo os quais os imigrantes trouxeram de outras terras, do além-mar, por estradas de ferro ou de chão.

     Na ocasião as bandeiras nacional, estadual e municipal foram hasteadas, respectivamente, pelo Prefeito Guilherme Pasin, comandante do 6º BCOM Coronel Nelson Marinho Bastos Júnior e pelo vereador Edson Biasi. Após, a EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves realizou o ato cívico que contou com três momentos. Na primeira apresentação, o grupo composto pelos alunos do sexto ao nono anos, que integram o projeto do educandário "Leitura e Arte por toda a parte" cantou à capela a música "Por um mundo melhor". Na segunda, os alunos do segundo e quarto anos apresentaram um breve painel da colonização e desenvolvimento de Bento Gonçalves. E os alunos do nono ano criaram um rap, de cunho histórico, evidenciando as lutas dos imigrantes. Em seu pronunciamento o comandante do 6º BCOM Tenente-Coronel Nelson Marinho Bastos Júnior exaltou a importância do momento. "Nós militares quando nos comprometemos defender a pátria com o sacrifício da própria vida, nós estamos, exatamente, defendendo tudo isso que hoje foi demonstrado aqui. Desejo que nesta semana possamos comemorar nossa independência com muito civismo e carinho por esse nosso Brasil. País que tanto amamos", disse.

MAIS NOTÍCIAS