Geral

Centelha da Chama Crioula chega a Bento Gonçalves

Festejos Farroupilhas reúne tradicionalistas de toda a região e ocorre de 7 a 20 de setembro na Terra do Vinho
03/09/2019
Portal Adesso - Foto: Jose Martim Estefanon/Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     Nesta terça-feira (03), a centelha da Chama Crioula chegou ao município, no CTG Laço Velho, conduzida pelo Departamento de Cavalgada da 11ª Região Tradicionalista e da ABCTG. Símbolo dos Festejos Farroupilhas a chama foi recebida pelo Prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Cultura, Evandro Soares e pelo Homenageado dos Festejos 2019, Omair Trindade.

     A chama foi gerada nos dias 16 e 17 de agosto no Município de Tenente Portela marcando o início dos Festejos Farroupilhas, onde, aproximadamente, mil cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas buscam a centelha e levam para as suas cidades. Esse ritual teve início em 1947. Em seu pronunciamento o patrão do CTG Laço Velho, Sérgio De Toni, ressaltou que “é uma alegria muito grande receber um dos símbolos máximos do Tradicionalismo, que chegamos no século XXI mantendo acesa em nossas culturas nativistas e em nossos corações e espíritos. Um povo sem cultura não sobrevive. Queremos agradecer a esses bravos cavaleiros por manter essa tradição. Isso é a transmissão de saberes para as gerações”.

     Para o tradicionalista homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019 de Bento Gonçalves, Omair Trindade, “é pela pata do cavalo que se faz a história tradicionalista. Por meio desta chama, temos um legado de muitos irmãos que foram buscá-la. Muito me orgulho de estar aqui na Serra e evocar todos os nomes que nos deixaram este legado”, celebra.

     O prefeito Guilherme Pasin destacou que “esse ato simbólico faz parte da nossa cidadania gaúcha. A Cultura se expressa desde o jeito de nossa fala, da indumentária e dos traços da nossa de nossa História. A centelha da Chama Crioula é um símbolo perfeito que faz com que com o calor dela não faz nos perder esse sentimento, esse orgulho e os princípios e valores de ser gaúcho”, disse.

     O evento contou com a presença dos alunos da EEEM Landell de Moura e EMI Espaço dos Sonhos. Os Festejos Farroupilhas em Bento Gonçalves iniciam no dia 7 de setembro.

     Confira a programação completa por meio deste link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/feiras-e-eventos/festejos-farroupilhas-2019


MAIS NOTÍCIAS