Eventos/Cultura

Garibaldi em clima de Semana Farroupilha

A programação segue até sexta-feira, 20 de setembro, e contempla diversas atividades, como o tradicional café de chaleira, servido as 7 horas da manhã
16/09/2019
Portal Adesso - Foto Priscila Pilletti

     Garibaldi já está em clima de Semana Farroupilha. Na sexta-feira (13) a Chama Crioula chegou a Praça Loureiro da Silva, ato que abriu a programação da Semana Farroupilha em Garibaldi. A programação, que segue até a próxima sexta-feira (20), contempla diversas atividades no local, como o tradicional café de chaleira, servido as 7 horas da manhã, além de atividades culturais durante ao dia, almoços e jantares a cargo do CTG Sentinela da Serra e convidados.

     A tradicional cavalgada, no dia 20, tem saída do monumento Giusepe Garibaldi e ocorre a partir das 9h. Na volta à Praça, a benção aos Cavalarianos e a missa crioula celebram a data. O término das comemorações está marcado para as 18h.

Café de Chaleira

     O café de chaleira é um costume introduzido pelos mascates de origem turca, que vinham fazer comércio no Rio Grande do Sul no século XIX e muito usado pelos tropeiros. Os gaúchos adotaram o costume. Chegavam, faziam fogo e colocavam as chicolateiras ou cambonas com água para esquentar. Desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café, as bolachas e o açúcar e montavam um local parecido com um acampamento.

MAIS NOTÍCIAS