Geral

Carlos Barbosa celebra 60 anos nesta quarta-feira

Município terá extensa programação durante o feriado municipal do 25 de setembro
23/09/2019
Portal Adesso - Foto: Arquivo Portal Adesso

     Nesta quarta-feira (25), a cidade de Carlos Barbosa completa 60 anos de emancipação político administrativa, e para celebrar o aniversário, a administração municipal preparou uma extensa programação. No palco da estação, a partir das 15h, ocorre o show com a banda Nenhum de Nós. O evento é aberto ao público e no caso de mau tempo o show será feito no CTG Trilha Serrana. 

     Ainda na quarta-feira às 19h, será realizada uma Missa de Ação de Graças pela Emancipação Político Administrativa do Município. A celebração acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus. Já às 20h30min, a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa promove o concerto – Carlos Barbosa 60 anos, no salão Paroquial. Entrada gratuita. 

História de Carlos Barbosa

     A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíam o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.

     Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dados à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa, em homenagem ao então Governador do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves, cuja gestão (1909 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.

     Em 25 de setembro de 1959, foi assinado pelo então governador do estado Leonel Brizola, o decreto de criação de Carlos Barbosa, que deixou de ser distrito de Garibaldi e tornou-se município. 

MAIS NOTÍCIAS