Geral

Bento Gonçalves: Município estuda implantação de Escola em Tempo Integral

28/02/2014
Imprensa Prefeitura Bento Gonçalves
     Na manhã desta sexta-feira (28), o Prefeito Guilherme Pasin recebeu em seu gabinete a Secretária Municipal de Educação de Caxias do Sul, Marléa Ramos Alves. Na ocasião a secretária apresentou a experiência da implantação do turno integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Engenheiro Mansueto Serafini, no bairro Pôr do Sol, a primeira escola municipal a funcionar em turno integral em Caxias do Sul.
 
     Comprometido na adoção de um modelo pedagógico mais amplo e alinhado à realidade das crianças e adolescentes, o projeto de implantação da Escola de Tempo Integral é um desejo antigo do prefeito Pasin, que solicitou a audiência ao prefeito Alceu Barbosa Velho para conhecer mais sobre a experiência naquele município. O projeto de implantação em Bento esta sendo estudado desde o ano passado pela equipe técnica da Secretaria da Educação.
 
     Conforme a secretária, Marléa, em Caxias, o projeto  atende 310 crianças do 1º ao 9º ano, além da educação infantil. Os alunos permanecem na escola das 8h às 17h, recebendo além das matérias regulares, aulas de teatro, dança, música, xadrez, libras e atividades lúdicas. "Essa escola representa um novo tempo para Caxias do Sul. É um compromisso social, porque valoriza, investe e acredita na educação. É uma oportunidade de colocar em prática a autonomia das crianças e emancipar as famílias", destaca a secretária.
 
     A escolha da Mansueto entre as 85 escolas municipais de ensino fundamental se deu, principalmente, pela estrutura. Segundo  Marléa , a instituição tem o espaço físico necessário para atender as crianças durante todo o dia.
 
     O Prefeito Guilherme Pasin, ficou entusiasmado com o que foi relatado, e as afirmações da secretária caxiense reforçaram suas convicções. "Já desenvolvemos projetos de apoio ao currículo escolar e inovações em tecnologias educacionais para o benefício de toda a comunidade escolar, mas queremos mais. Nosso objetivo com este encontro é aprender com a experiência de Caxias e implantar o modelo aqui", revela Pasin.
 
     Em Bento a administração municipal já oferece diversas atividades esportivas e culturais no contraturno escolar, mas a implantação de uma escola em turno integral poderá representar um acréscimo ainda maior e até mesmo ao currículo escolar.  "No nosso caso, em Caxias, foi possível incluir novas disciplinas que contribuem para ampliar a formação do aluno", revela a titular da pasta da educação de Caxias.
 
     A secretária municipal de Educação de Bento Gonçalves, Iraci Luchese Vasquez, informa que  os projetos estão em fase de elaboração. "A gestão pedagógica e administrativa para este tipo de escola está sendo planejada, estudada e organizada em uma rotina diferenciada. Queremos a participação de todos nesta construção do modelo", afirma.
 
     Também estiveram presentes om secretário de Finanças, Marcos Fracalossi, procurador geral do Município, Sidgrei Spassini, representante do Vereador Márcio Pilotti, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (COMDICA), Patrícia Giuriatti e o promotor Élcio Resmini Meneses. 

 

MAIS NOTÍCIAS