Educação

Aberta oficialmente a Feira do Livro de Garibaldi

Programação ocorre na Praça Loureiro da Silva e vai até o próximo sábado, dia 05
01/10/2019
Portal Adesso - Fotos: Ana Paula Biondo/Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

    A Feira do Livro 2019 de Garibaldi foi oficialmente aberta nesta terça-feira, dia 1º de outubro, e segue com programações diversas até o próximo sábado, dia 05. Com o tema “Literatura e Cinema”, a abertura da Feira do Livro de Garibaldi contou com a presença do patrono Tabajara Ruas, de autoridades e lideranças municipais, além de um grande público escolar, que lotou a Praça Loureiro da Silva.

     Na cerimônia de abertura, o patrono Tabajara Ruas fez referências a suas obras, tanto na literatura quanto no cinema, destacando ao público presente sua ligação com Garibaldi, desde a sua juventude, quando frequentava as sessões de cinema no antigo Cine Rex Populi, em encontros com professores ao longo de sua carreira e, mais recentemente, com a produção do filme “Os Senhores da Guerra”, longa-metragem que apresenta cenas gravadas na Estação Férrea de Garibaldi, em 2013, tendo inclusive a participação de diversos figurantes locais, por meio da articulação da Garibaldi Film Commission.

     Ao abrir oficialmente a Feira, o prefeito Antonio Cettolin destacou a importância da união das secretarias e entidades para o desenvolvimento da cultura. "Esta é mais uma oportunidade para participarmos ativamente do que é proporcionado em nossa comunidade. Já temos a cultura dentro de nós, precisamos apenas despertá-la e, para isso, contamos com iniciativas como esta", afirmou. Durante o dia, teatros, contações de histórias e bate-papos esperam o público. À noite, sessões de cinema e bate-papo com escritores, além da apresentação da Orquestra Jovem de Garibaldi. Haverá animação cultural durante toda a Feira, com interação constante com o público presente. A ideia é envolver a comunidade em torno da magia dos livros e do universo do cinema.

     No sábado, apresentações artísticas de grupos garibaldenses, mateada, troca-troca literário, a tradicional Festa da Criança e a estreia do Musical 2 Gatos, do Centro Social São José.

     Em paralelo às atividades na Praça, o projeto ‘Escritor na Escola’ leva autores para trabalhar o processo criativo nas escolas de Garibaldi.

     A Feira do Livro 2019 integra a programação dos 119 anos do município, é uma promoção da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel e do Sesc/RS. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento.35.

MAIS NOTÍCIAS