Geral

Bento Gonçalves completa 129 anos nesta sexta

Programação da comemoração inclui shows musicais, celebração ecumênica e entrega de bolo à comunidade
10/10/2019
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Nesta sexta-feira (11), Bento Gonçalves celebra 129 anos de emancipação política e administrativa. A festa será marcada com shows musicais, celebração ecumênica e entrega de bolo à comunidade, na Via Del Vino.

     A banda Farina Brothers apresenta os clássicos às 17h30, além disso a celebração ainda conta com Beto Malheiros, acompanhado por Tobias Bergamin Kemerich e o Grupo Cavatappi. A celebração integra a programação do mês de aniversário, onde diversas obras foram entregues a comunidade. Estão previstas até o fim do mês mais eventos e atividades que marcarão os 129 anos.


História de Bento Gonçalves

      Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D` Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul). A Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), criada em 1870, já era conhecida como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso.
     Em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes. Em março de 1876, o Presidente do Estado José Antonio de Azevedo Castro anunciava a existência de 348 lotes medidos e demarcados e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. Simultaneamente pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram à esplanada onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei.
     O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro, foi oficializado pelo 'Acto' 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa, que constituiu o município de Bento Gonçalves. O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.

MAIS NOTÍCIAS