Política

Projeto de lei quer proibir canudos de plástico em Garibaldi

O Vereador Moisés Nekel (MDB), Autor da proposta, participou do programa Prato Limpo desta quarta-feira, onde falou sobre o anteprojeto
23/10/2019
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

     Um projeto de lei, de autoria do Vereador Moisés Nekel (MDB) quer proibir a distribuição e a venda de canudos descartáveis de plásticos em restaurantes e bares do Município de Garibaldi. O intuito da proposta é diminuir o lixo gerado com o descarte dos canudinhos, poucas vezes enviados para reciclagem.

     Presente no programa Prato Limpo desta quarta-feira (23), Nekel falou que esta ideia já está sendo implementada em outras cidades do pais. “Indo na mesma linha, nós estamos propondo este projeto para Garibaldi, para que seja substituído o canudo de plástico, pelo canudo de papel ou biodegradável” argumenta o vereador.

     A proposta também estabelece multas aos comerciantes que descumprirem a regra, contudo os estabelecimentos terão o prazo de um ano para se adequarem a lei. O vereador também reforçou que os canudinhos muitas vezes acabam sendo jogados em vias públicas e levados para dentro de rios e córregos. “Nós temos que ter uma legislação que reforce um pouco mais essa questão de reciclagem, de cuidar da questão do meio ambiente” reitera Nekel.

     A proposta será apresentada as comissões na tarde desta quarta-feira (23) e, se aprovada, poderá ser votada na próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. Após a votação a lei precisa ser sancionada pelo Prefeito Municipal.  


MAIS NOTÍCIAS