Geral

Bento Gonçalves: Faixa Seletiva para Transporte Coletivo entra em funcionamento

10/03/2014
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

      A partir desta segunda-feira (10), entra em funcionamento na rua Barão do Rio Branco, no Centro, a Faixa Seletiva para o transporte coletivo. Trata-se da delimitação de um espaço viário dedicado à circulação veículos indicando a prioridade do transporte público de passageiros. A pintura da sinalização horizontal já foi realizada. Neste final de semana estão sendo afixadas as tachas para delimitar a via e também serão instaladas as placas de sinalização vertical.

     De segunda à sexta-feira, das 6h às 19h, a faixa será destinada à circulação de ônibus, táxis e vans . Os veículos de passeio estão autorizados a utilizar o trecho fora deste período. Os horários de utilização exclusiva para veículos de transporte coletivo de passageiros foram definidos levando-se em cota os períodos críticos e de maior circulação."Esta é uma alternativa de fácil implantação e que traz inúmeras vantagens aos usuários do transporte coletivo e também aos demais motoristas", destaca o secretário Mauro Moto.

  Na próxima semana a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana realizará um trabalho de orientação para os motoristas. Não será mais permitido estacionar ao lado direito da via, no trecho entre a rua Gomes Carneiro e Candido Costa. Haverá compensação das vagas de estacionamento retiradas na própria rua Barão do Rio Branco. A proposta de implantação da Faixa Seletiva já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito, órgão que representa os interesses da comunidade. A alternativa busca solucionar alguns problemas de mobilidade no município. Com uma população de 111 mil habitantes, a frota do município ultrapassa os 75 mil veículos, número acima da média da maioria das cidades brasileiras.

 

MAIS NOTÍCIAS