Economia

Black Friday: Cuidados para o barato não sair caro

Em meio a tantas ofertas tentadoras é imprescindível tomar algumas precauções
20/11/2019
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Está chegando uma das épocas do ano mais esperadas por consumidores e comerciantes: O Black Friday. No dia 29 de novembro serão oferecidos diversos produtos com descontos, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Uma ótima oportunidade para adquirir algum produto tão desejado, pelo melhor preço.

     Em meio a tantas ofertas tentadoras é imprescindível tomar alguns cuidados. A coordenadora do Procon de Garibaldi Luciana Saleh faz um alerta para quem está esperando a data para fazer suas compras. Segundo Luciana, é necessário realizar uma pesquisa de preços. “O ideal é fazer a pesquisa no mínimo uma semana antes da compra, para comparar os preços e ver se realmente está sendo aplicado o desconto, ou se é somente propaganda enganosa” salienta Luciana.

     Luciana ainda recomenda que o consumidor guarde as divulgações das ofertas: panfletos, fotos de anúncios, ou print dá página da loja online. Assim, se a oferta for apenas uma “maquiagem” do valor, ou seja, sem a aplicação real de desconto, mas anunciada como se fosse, é possível realizar denúncia de propaganda enganosa para o Procon.  

     Outras recomendações são que o consumidor faça uma lista dos produtos ou serviços que precisa, ou deseja, e estipule um limite de gasto. Essa atitude ajuda o controle financeiro evitando possível endividamento. O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja. Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

MAIS NOTÍCIAS