Geral


Roteiro Estrada do Sabor tem nova diretoria

Atração turística que contempla o interior de Garibaldi completa 16 anos de atividades tendo recebido milhares de turistas
09/12/2019 Portal Adesso - Foto: Divulgação

      A rota turística é protagonizada por cinco famílias que sabem exaltar as riquezas e o potencial turístico do município. Nos próximos dois anos, a liderança estará a cargo da presidente Odete Bettú Lazzari, eleita no dia 04 de dezembro, em um evento na Trattoria Primo Camilo, que também marcou o fim da gestão de Natalina Vaccaro.

     A simplicidade e a originalidade das cinco propriedades que formam a rota são seus grandes diferenciais. Natalina, agradeceu o empenho e a união do grupo, muito importante para o sucesso de todos os empreendimentos da rota. A nova presidente Odete reforçou a necessidade de estar sempre atualizado para que a Estrada do Sabor continue sendo atrativa para os turistas. O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, esteve prestigiando o evento e destacou o orgulho de Garibaldi em ter uma rota que preserva nossa história e costumes. A rota, reconhecida internacionalmente, tem atraído inúmeros visitantes.

Sobre a Estrada do Sabor

     O destino nasceu por iniciativa privada e, posteriormente, foi abraçada pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). Isso deu à rota o status de modelo de gestão privada na área do turismo. As famílias Bettú, Brugalli, Lazzari, Mariani e Vaccaro investiram para diversificar as atrações em suas propriedades, apostaram na produção orgânica e valorizaram os aspectos naturais e as heranças de seus antepassados.

     Em 1999, somente Bento Gonçalves, dos municípios da Região Uva e Vinho, possuía oferta turística organizada, com produtos turísticos formatados, agências de turismo receptivo e uma demanda turística efetiva. Foi quando a Atuaserra implantou o Projeto Turismo no Meio Rural e Agronegócios. Ele possibilitou que todos os municípios se organizassem turisticamente, tivessem um produto turístico a oferecer e uma agência que comercializasse o mesmo. O objetivo foi desenvolver uma diversificada gama de atrativos turísticos.

     O lançamento oficial do Roteiro Turístico Estrada do Sabor ocorreu no dia 26 de novembro de 2001, na cidade de Nova Prata, com a proposta de desenvolver o turismo rural em Garibaldi. Ele envolve famílias que continuam desenvolvendo como principal atividade a agricultura e a produção agroindustrial, e implementam sua renda com o turismo e a venda dos produtos elaborados nas suas propriedades.

     Cada família tem suas características próprias, valorizando a história das mesmas, seu modo de vida, suas receitas, os utensílios e equipamentos utilizados para compor a atratividade das propriedades. Além disso, a paisagem, vales e vinhedos, capitéis e capelas compõem um cenário peculiar.

 


MAIS NOTÍCIAS