Geral

Dezenas de seringas são encontradas no Lixo em Carlos Barbosa

Descarte incorreto está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município
10/12/2019
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Secretaria Municipal de  Meio Ambiente de Carlos Barbosa , recebeu novamente nesta segunda-feira (09), denúncia de descarte incorreto de resíduos de serviço da saúde. Desta vez, foram encontrados mais de 100 seringas e agulhas descartados junto a coleta de lixo seco do município. Este material, além de causar poluição do meio ambiente, ocasiona risco de acidentes e contaminação para as pessoas que trabalham na segregação dos resíduos domésticos do município.

     Conforme a Equipe Técnica do setor de Meio Ambiente, este é o quarto caso de descarte incorreto destes materiais nos últimos meses, e desta forma, o setor investigará quem foram os responsáveis pelo descarte, uma vez que, conforme a Lei Municipal n°3460/2017, trata-se de crime ambiental. Este tipo de material, devido as suas características, deve ser coletado em meios estanques, rígidos, hígidos e resistentes além de passar por tratamento específico antes de serem descartados, como preconiza as Resoluções CONAMA n°358/2008 e ANVISA n°222/2018.

     A destinação final deste tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador, sendo proibido o descarte junto a coleta de lixo doméstico.

MAIS NOTÍCIAS