Geral

Locomotiva é o mais novo monumento de Carlos Barbosa

Maria Fumaça foi colocada em um espaço na entrada do município no bairro Triângulo
13/12/2019
Rádio Difusora 890 - Fotos: Rádio Difusora
Anterior Próximo

     Um ato nesta sexta-feira (13),na plataforma da Maria Fumaça, no bairro Triângulo em Carlos Barbosa,marcou a solenidade de entrega da locomotiva revitalizada para a comunidade. Trata-se de um longo processo que tramitou desde 2008, quando a estrutura passou por cessão de uso a Prefeitura Municipal.

     Com traços históricos por ter circulado em Porto Alegre na chamada Ferrovia do Riacho entre 1899 e 1936, ligando o Centro à zona sul, chegou-se a cogitar o retorno para a Capital. Mas, uma parceria público-privada foi celebrada o que possibilitou a recuperação e viabilização do agora monumento. O processo como um todo passou pelo Ministério Público Federal e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

     A formalização do restauro envolveu a Prefeitura, além do Grupo Giordani Turismo (que opera o Trem da Maria Fumaça) e a empresa Tramontina. O prefeito Evandro Zibetti, o vice Beto-Da-Fré, Secretários Municipais, o empresário Leonel Giordani – fundador da Giordani Turismo -, diretores da empresa como Susana Giordani e Andreia Zucchi, a diretora de marketing, Jana Brum Nalin, diretor do Conselho da Tramontina, Clóvis Tramontina, com o Coral de Carlos Barbosa, moradores e imprensa, participaram do protocolo.

     O Passeio de Maria Fumaça que envolve os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, tem um impacto estimado de mais de 300 mil pessoas que participam da atração anualmente. Destes, será possível registrar a partir desta inauguração, imagens e recordações da locomotiva.


MAIS NOTÍCIAS