Trânsito

Após 43 dias, DAER libera o tráfego na ERS-122 em Farroupilha

Obstrução fez com que motoristas que saíssem de Caxias ou Farroupilha optassem por um desvio de quase 60 km
18/12/2019
Portal Adesso - Foto: divulgação DAER

     Na noite desta terça-feira (17), as equipes de obras concluíram os reparos no asfalto do km 43, entre São Vendelino e Farroupilha – onde houve queda de material de encosta, que precisou ser detonada. Das três pistas do trecho, duas foram liberadas: uma para a subida da Serra e a outra no sentido contrário.

     “Trabalhamos ininterruptamente para que a rodovia fosse desobstruída com segurança para os usuários”, disse o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Com esse serviço concluído, agora vamos concentrar esforços na contratação de um estudo para a solução definitiva desse segmento.”

    O desbloqueio e a liberação da pista foram realizados pelas equipes do Daer e da empresa contratada para a manutenção das rodovias da 2ª Superintendência Regional do departamento, de Bento Gonçalves. O trabalho exigiu a detonação das rochas que desmoronaram. Muito pesadas, não poderiam ser transportadas para a sua remoção. Além disso, ocorreu a recuperação do pavimento danificado e pintura da sinalização de pista.

     A liberação ocorre 43 dias após o bloqueio, uma demora muito grande para a região, mas comum no serviço público.  O Daer ainda estuda a reconstrução de uma terceira faixa na lateral direita no sentido oposto (Farroupilha-São Vendelino), mas isso só deve ocorrer após retorno da empresa do recesso de final do ano, no dia 6 de janeiro.

     A contenção definitiva da encosta depende de licitação para contratação de empresa que vai elaborar o projeto. Isso deve ocorrer em 2020.



MAIS NOTÍCIAS