Geral

Revitalização da Casa Geisel é entregue em Bento Gonçalves

Casa histórica e patrimônio cultural onde nasceu o ex-presidente Ernesto Geisel foi revitalizada pelo poder público
21/12/2019
Portal Adesso - Fotos: Foto: Laura Kirchhof/Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     O prédio que foi revitalizado vai abrigar a Junta de Serviço Militar e o Memorial Geisel, que aborda o período que a família viveu no município, com fotos do acervo do Museu do Imigrante e do Arquivo Histórico. De acordo com a diretora-adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, "a revitalização da Casa Geisel traz uma resignificação para o Centro de Bento Gonçalves. De valor histórico, agora a edificação tem uma vida nova. Ela foi construída no início do século XX e identificada dentro do Ecletismo que é uma linguagem arquitetônica que ocorreu no final do século XIX até o início do século XX e misturava várias linguagens decorativas. Em Bento ocorreu no século XX até mais ou menos os anos 30". 

     O processo de revitalização preservou as características arquitetônicas da edificação e as intervenções que foram realizadas foram: substituição de condutores pluviais, limpeza e manutenção de calhas; reforma e substituição de forros internos e beirais danificados; instalação de vasos sanitários e pias de banheiros com torneiras; substituição de esquadrias de madeira, reformas nas danificadas e pintura nas esquadrias de metal; execução de instalações elétricas conforme projeto elétrico; e a pintura interna e externa preservando as características originais e pintura de cercamento.

     Em alguns ambientes, manteve-se o cobrimento da alvenaria original além de se deixar "janelas didáticas" nos revestimentos para visualizar o modo como a alvenaria fora feita. Essas "janelas didáticas"  são partes em que a alvenaria não recebe cobrimento (reboco novo) em determinadas áreas, porém recebe cobrimento de água repelente a base de silicone sem alterar a aparência da superfície.  Para o Secretário de Cultura, Evandro Soares "a Casa Geisel é um novo espaço cultural de Bento Gonçalves, que se agrega aos outros já inaugurados. E será um novo local para que a cultura seja vivida. O acervo que hoje está exposto foi captado pelo professor e historiador, Evandro Mattana e equipe do Museu", ressalta. 

     A restauração da casa foi viabilizada através de verbas federais. O início da obra foi realizado em uma parceria com o 6° Batalhão de Comunicações (BCOM), Fervi e Hospital Tacchini. "Hoje o Batalhão leva o nome do General Presidente Geisel. Nessa semana quando soubemos que seria reabaerta a casa começamos o contato com Brasília para conseguir materiais, que poderão ser expostos aqui e estarão engrandecendo esse espaço. Ficamos muito orgulhosos", destaca o representante do 6º Bcom Tenente Sandro.

     O Prefeito Guilherme Pasin celebrou o "momento histórico, que aqui a gente reconte a história vivida em Bento Gonçalves e no Brasil. História de um presidente que nasceu em Bento, estudou na escola Bento Gonçalves, muito antes de Niemeyer desenhar o prédio que abriga a escola hoje. Hoje estamos contemplando tudo que desejamos a partir da escultura do artista Marcon. Vamos fazer deste espaço, um espaço para honrar a história do Presidente", disse.

     A Junta de Serviço Militar e o Memorial Geisel passam a funcionar no local, a partir de janeiro.

Busto 

     A Casa além de contar com reportagens históricas e fotos do Presidente, também, recebeu o busto do General esculpido pelo artista Dalcir Marcon. 

Memórias de Geisel


     Ernesto Beckmann Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre. Tomou posse como presidente em março de 1974, aos 66 anos. Em 15 de março de 1979, entregou o cargo para João Baptista Figueiredo. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 12 de setembro de 1996, com 89 anos, vítima de câncer.


MAIS NOTÍCIAS