Geral

Ministério Público quer limitar Bombeiros Voluntários

Norma proíbe municípios com mais de 30 mil habitantes de manter Bombeiros Voluntários
23/12/2019
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul quer limitar a atuação de Grupos de Bombeiros Voluntários no Estado. Após reunião na última quinta-feira (19), o MP emitiu uma portaria impondo novas regras para o funcionamento deste tipo de corporação. Hoje são mais de 50 grupos de Bombeiros Voluntários atuando do Estado. Algumas corporações estão em funcionamento a bastante tempo, como em Garibaldi, onde o grupamento irá completar 40 anos em 2020. 

     Segundo a portaria, municípios com mais de 30 mil habitantes ficam proibidos de manter Bombeiros Voluntários, tendo que recorrer, se necessário, aos bombeiros militares. Na região, o Corpo de Bombeiros Militares mais próximo está localizado na cidade de Bento Gonçalves. Também fica determinado, segundo a portaria, que grupamentos de Bombeiros Voluntários não poderão atuar em outras localidades, a não ser em seu município de origem. 

     Os Bombeiros Voluntários da região não foram surpreendidos com a notícia. “Desde o começo do ano já estão acontecendo algumas movimentações neste sentido. As primeiras ações da portaria eram para regularizar o serviço de Bombeiros Voluntários, o que é bom. Agora com esses novos tópicos da portaria quem vai sofrer é a população” explica Ridan Villa, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi.

     Mas a intenção dos bombeiros é não deixar de atender a comunidade. Segundo Adriano Klein, comandante dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, os municípios cobertos pela corporação não ficarão desguarnecidos. “Nos reunimos com o comandante de Garibaldi e de Salvador do Sul, na semana passada, para discutir essa portaria. Para os Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa a comunidade não pode deixar de ser atendida. Não vamos nos importar com essa portaria. Se quiserem nos notificar, nos chamar no ministério público depois, podem fazer” afirma Klein.

     Os comandantes das corporações de Carlos Barbosa e Garibaldi foram enfáticos ao afirmar: “Não queremos confusão com ninguém, nós só queremos continuar ajudando a população. Não vamos virar as costas para a nossa comunidade”.

     A Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) se posicionou sobre a portaria. Em nota a Voluntersul afirma que: “Tentamos com diálogo ajustar para que os textos normativos fossem mais apropriados visando a eficiência, eficácia e autonomia dos nossos serviços, porém, comunicamos a todos que a atual versão não atende às nossas necessidades e, inclusive, torna-se um atentado às comunidades gaúchas, pois irá restringir e em alguns casos impossibilitar os serviços prestados pelos Bombeiros Voluntários há mais de 40 anos no estado do Rio Grande do Sul”. A associação está trabalhando junto à Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários para tentar reverter a situação.


MAIS NOTÍCIAS