Polícia

Bento Gonçalves já está a 32 dias sem registrar homicídio

Após um 2019 de muitos crimes que contabilizou 52 mortes, Capital do Vinho inicia o ano mais tranquila
21/01/2020
Portal Adesso

     O comando da Brigada Militar do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3° BPAT), está atuando diariamente e incansavelmente no controle dos índices criminais, dentre eles os homicídios, crime este responsável por causar maior insegurança na sociedade de um modo geral.

     O 3° BPAT é responsável pelo policiamento de 25 municípios da Serra Gaúcha, dentre eles Bento Gonçalves, Capital do Vinho e sede do batalhão. Já são 32 dias sem um único homicídio registrado, sendo por enquanto o segundo maior período sem mortes desde 2018 (ano em que o número de homicídios alcançou seu ápice no município – 52 mortes), cando atrás somente dos 35 dias entre 24 de novembro e 30 de dezembro de 2018. Em comparação ao ano passado, o maior período sem homicídios foi superado (30 dias entre 14 de fevereiro e 17 de março de 2019).

    Nos últimos dois anos, a Capital do Vinho contabilizou 104 mortes por violência e uma média de um assassinato a cada sete dias. O aumento da violência é explicado, pelas forças policiais, em razão das disputas entre organizações criminosas pelo controle da venda de drogas: uma facção com base na Zona Leste de Porto Alegre tentou invadir a cidade e os traficante locais se uniram para evitar.

     A redução pode ser explicada justamente pelo cerco a estes grupos criminosos. As investigações policiais evoluíram, com a identificação de líderes criminosos e prisão dos executores dos assassinatos. As apreensões de armas e drogas são destacadas como forma de descapitalizar estas facções e reduzir sua agressividade. Em dezembro, a nova penitenciária de Bento Gonçalves foi inaugurada e dificultou a comunicação entre detentos. 

     A Brigada Militar combate essas organizações através de ações policiais específicas, como por exemplo a ação ocorrida em 24 de Setembro de 2019, na localidade de Passo Velho, interior de Bento Gonçalves, em que foram presos cinco suspeitos de tráfico de drogas ligados à uma facção criminosa. Na ocasião foram apreendidos mais de 12 kg de maconha, 2 kg de cocaína, dinheiro, duas pistolas (.380 e 9mm), duas espingardas calibre 12, e um fuzil calibre .556, armamento considerado de grosso calibre, além de vasta munição.

     Outro fator crucial são os reforços e o aumento no número de abordagens, contando com o auxílio de horas-extras e apoio do Batalhão de Choque da Serra. Conforme explica o comandante do batalhão, Tenente Coronel Paulo Cesar de Carvalho, as abordagens policiais foram aumentadas em 47%.


MAIS NOTÍCIAS