Saúde

Divulgados dados sobre o vírus influenza em Bento Gonçalves

26/07/2013
Assessoria de Imprensa Prefeitura Bento Gonçalves

A Secretaria da Saúde informa números sobre a gripe em Bento Gonçalves. De acordo com o boletim informativo da doença divulgado nesta quinta-feira (25) neste ano foram notificados 03 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dois apresentaram resultado positivo  para  Influenza  A  H1N1  e  até  a  presente  data  não  ocorreram óbitos. Os dados são de 07 á 13 de julho de 2013.

     O Rio Grande do Sul já registra 24 mortes por gripe A neste ano segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com seis vítimas, Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, é o município que concentra mais óbitos pela doença. Ao todo, 223 pessoas foram infectadas pelos vírus no Estado. Em todo o ano passado, foram confirmadas 67 mortes por gripe A em território gaúcho.

     CUIDADOS - A secretaria da Saúde reforça a importância da manutenção de hábitos saudáveis para prevenir a gripe e outras doenças respiratórias. Estudos mostram que a gripe se manifesta de maneira diferente em cada pessoa e que isso varia de acordo com aspectos que influenciam no grau de imunidade do indivíduo.

      A gripe, assim como outros vírus respiratórios, é transmitida através de pequenas gotículas de aerosol expelidas por uma pessoa doente. Isso ocorre durante a fala, a tosse ou o espirro. Por ser um microorganismo leve, o vírus Influenza circula pelo ar e pode ficar por um bom tempo fixado em mesas, maçanetas e outros locais, o que ressalta a importância da higiene das mãos na prevenção da doença.

 

Algumas recomendações:

 

  • Utilizar lenços descartáveis para higiene  nasal
  • Cobrir  nariz  e  boca  quando  espirrar  ou  tossir
  • Higienizar  as  mãos  após  tossir  ou espirrar 
  • Evitar  tocar  mucosas  de  olhos,  nariz  e  boca 
  • Ventilar  os  ambientes

 

 

 Descrição dos casos investigados de SRAG, Bento Gonçalves, 2013.

  Caso 1 Caso2 Caso 3
Sexo Feminino Masculino Feminino
Idade 03 anos 45 anos 55 anos
Vacina da Gripe Vacinada Não Vacinado Não Vacinado
Início dos sintomas 14/05/2013 17/06/2013 07/07/2013
Comorbidade Não Tabagista Obesidade, HAS, Diabetes
Resultado RT-PCR Negativo Influ A H1N1 pdm09 Influ A H1N1 pdm09
Uso de Oseltamivir Sim Sim Sim
Internação Sim Sim Sim
Evolução Alta Melhorada Alta Melhorada Hospitalizada

MAIS NOTÍCIAS