Saúde

Hospital São Pedro recebe primeira visita Pet a paciente internado

É necessário atentar para algumas regras que estabelecem as condições para receber os animais de estimação
30/01/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Passar por um processo de internação hospitalar nunca é uma tarefa fácil. Ter que se afastar de sua rotina, da sua casa e também dos animais de estimação pode acabar debilitando psicologicamente os pacientes. Pensando em amenizar essa situação, o Hospital Beneficente São Pedro, de Garibaldi, possui, desde novembro de 2019, um protocolo que permite a visita dos pets a seus tutores, que estejam passando por internação na instituição.

     Apesar de haver essa liberação desde o ano passado, foi nesta quarta-feira (29) que o Hospital São Pedro recebeu a primeira visita de um animalzinho de estimação a uma paciente internada. Segundo Lisandra Lazzari, enfermeira do controle de infecções e qualidade do hospital, essa é uma prática que tende a se repetir. ”Existem estudos que comprovam a melhora psicológica do paciente que recebe essas visitas. Se os pacientes quiserem receber a visita dos seus bichinhos de estimação é necessário que algum familiar faça a solicitação na recepção do hospital”, explica Lisandra.

     É necessário atentar para algumas regras que estabelecem as condições para receber os animais de estimação. O paciente deve estar internado a mais de 5 dias e sem previsão de alta para os próximos 7 dias. É permitido acesso de qualquer tipo de animal, desde que de pequeno ou médio porte, além de estar acondicionado em um transporte adequado. Após a solicitação o médico faz uma avaliação do estado de saúde do paciente, podendo ou não liberar a visita. 

      Há também normas a serem seguidas sobre a condição do animal, para garantir a segurança, tanto sanitária quanto da saúde do próprio internado. “Para que o pet possa visitar o paciente é necessário um laudo do veterinário, atestando a condição de saúde do animal, além disso todas as vacinas devem estar em dia. Também é importante salientar que para autorizar a visita é necessário apresentar comprovação de banho nas últimas 24 horas, emitido por um petshop” esclarece a enfermeira.

MAIS NOTÍCIAS