Saúde

Como o município de Garibaldi está preparado para casos de Coronavirus

Nossa equipe conversou com a secretaria municipal de saúde e com a médica responsável pelo setor de epidemiologia
30/01/2020
Portal Adesso

     O surto de um novo tipo de coronavirus, surgido na china, tem alertado entidades de saúde por todo o mundo. Até o momento já foram confirmados mais de 7 mil casos da doença. Somente na china já são mais de 170 óbitos devido a variante do vírus. 

     No Brasil não há nenhum caso confirmado, mas 9 pacientes estão internados com suspeitas de terem contraído o vírus. Apesar de não haver casos suspeitos no Estado, a secretaria de Saúde de Garibaldi segue um protocolo a ser aplicado, caso surja alguma situação. “A primeira coisa que devemos deixar claro é que não há nenhum caso confirmado no Brasil e nenhum caso suspeito no Estado. Aqui no município, se alguém vier consultar com sintomas de gripe, como tosse, febre e dificuldade de respirar, será questionado se a pessoa esteve em viagem na China, nos últimos 14 dias” explica a Drª Natália Poletti Leal, médica generalista e responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Município de Garibaldi.

     Caso o paciente tenha voltado de viagem a china, ou tenha entrado em contato com alguém comprovadamente infectado com o coronavirus, é colocado em isolamento e são realizados testes para checar, primeiro, se o que essa pessoa tem é influenza ou outra gripe. Caso os exames não acusem essa possibilidade, é feito o teste para coronavírus. “O teste é feito coletando a secreção nasal. O material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), onde são aplicados os testes. Havia uma suspeita na cidade de São Leopoldo, que foi descartada após acompanhamento da evolução do paciente”, afirma a médica.

     O isolamento do paciente é feito em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Por Garibaldi não possuir UTI, o paciente seria transferido para uma outra cidade que possua a estrutura. Quem entrou em contato com o doente será acompanhado, para evitar possíveis transmissões, uma vez que o coronavirus é altamente infeccioso e de fácil disseminação, sendo muito difícil controlar esse tipo de contaminação.

     Diversas pesquisas estão sendo realizadas em vários países do mundo, para encontrar uma vacina ou medicamento que seja capaz de combater o coronavirus. Esse processo ainda poderá levar algum tempo, até que uma solução específica seja encontrada. No momento, os serviços de saúde são orientados a tratar os sintomas e garantir condições de vida para os pacientes. 

MAIS NOTÍCIAS