Geral

Retomadas as discussões sobre o trem regional da Serra Gaúcha

A iniciativa pretende ligar 14 municípios por meio de uma ferrovia para o transporte de passageiros e de carga
07/02/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O tão esperado trem regional da Serra Gaúcha parece estar entrando nos trilhos. Na quarta-feira (6) prefeitos e secretários de 14 municípios da região estiveram reunidos, em Caxias do Sul, com representantes do escritório brasileiro da empresa China Railway, responsável pela construção de 70% das rodovias chinesas.

     A iniciativa pretende ligar os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria, por meio de uma ferrovia para o transporte de passageiros e de carga.

     O plano para a construção da ferrovia é dividido em quatro partes. Inicialmente, deve ser prioridade o trajeto Bento Gonçalves - Caxias do Sul.

     A partir de agora será elaborado um relatório pelo escritório brasileiro e enviado para a matriz chinesa para analisar a viabilidade econômica e financeira do projeto. Além da iniciativa ferroviária, o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha e o porto do Litoral Norte do Rio Grande do Sul entraram na pauta do encontro.


MAIS NOTÍCIAS