Saúde

Faltas em consultas do SUS seguem aumentando em Garibaldi

Atendendo a uma demanda da população, em 2019 a Secretaria de Saúde mudou a sistema de agendamentos
12/02/2020
Portal Adesso - Foto: Ana Biondo

     As faltas em consultas agendadas nos postos de saúde e consultas especializadas seguem aumentando em Garibaldi. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Município apenas no mês de janeiro 528 pacientes não compareceram a consultas nas UBSs Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, São Francisco e Santa Terezinha.

     Em 2019, atendendo a uma demanda da população, a Secretaria de Saúde mudou a sistema de agendamento para consultas, porém a troca não resultou em mais assiduidade por parte da população. São marcadas mais de 3,5 mil consultas médicas por mês, nos postos de saúde e mais de 4 mil consultas especializadas, além de 1,2 mil exames de imagem.

     “Infelizmente o número de faltas tem aumentado, no primeiro semestre de 2019 a média girava em torno de 300 ausências por mês. As pessoas devem se conscientizar que ao faltar no atendimento estão tirando o lugar de outros pacientes que estão aguardando”, explica a secretária Simone Agostini de Moraes.

     Em caso de desistência ou imprevisto que impeça o comparecimento às consultas e exames, a orientação aos pacientes é que comuniquem a respectiva UBS com a maior antecedência possível, para que outra pessoa possa ser atendida e o serviço seja cada vez mais aprimorado.

Ausências em consultas e exames no mês de janeiro de 2020:

UBS Santa Terezinha: 71

UBS Chácaras: 76

UBS São Francisco: 104

UBS Central: 162

Cates: 67

Centro Odontológico: 35

Exames: 13


MAIS NOTÍCIAS