Agricultura

Produtores de orgânicos de Garibaldi e Carlos Barbosa não vão plantar até a volta da chuva

Produção que está para ser colhida apresenta considerável perda e vem preocupando as famílias
11/03/2020
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso
Anterior Próximo

     A estiagem que castiga o Estado do Rio Grande do Sul está fazendo os produtores de orgânicos repensar a produção. Muitos alegam que, com a falta de chuva, não há condições para o plantio. Alguns desses produtores irão para de plantar já nos próximos dias devido as severas condições, apenas colhendo o que ainda sobrevive nas lavouras.

     Breno Bortolini, produtor de orgânicos de Carlos Barbosa é um destes casos. Bortolini conseguiu sustentar a produção com alguns açudes de sua propriedade. “Eu tenho água por causa dos açudes, mas mesmo assim já estão muito abaixo. Se continuar tirando água, os peixes que tem ali morrem”, declara Bortolini.

     Mesmo a produção que está para ser colhida apresenta quebras muito consideráveis. “Sem a seca, em condição normal, nós chegamos a entregar mais de 350 caixas de produtos por semana. Agora com essa seca, estamos conseguindo entregar no máximo 120 caixas. Aí desabastece os mercados daqui e até os de Porto Alegre, onde fazemos entrega”, explica o produtor.

     Segundo as previsões, as condições meteorológicas só vão se normalizar em abril. Até lá os produtores, tanto de orgânicos, quanto da produção comum, terão que achar alternativas para continuar com as lavouras, ou a produção irá parar, como muitos produtores já estão pensando em fazer.


MAIS NOTÍCIAS