Coronavírus

Início dos problemas: Sem hospedes, hotéis de Garibaldi iniciam demissões

Rede hoteleira da cidade registra queda acentuada no número de visitantes e já começa a diminuir o número de funcionários
18/03/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A pandemia de coronavírus (Covid-19) afetou um dos principais setores da economia do vale dos vinhedos. As ações turísticas na região estão sendo canceladas para evitar a disseminação do vírus. A medida é necessária, mas implicará fortemente na economia local. A rede hoteleira já cogita não aceitar novas reservas e dispensar os funcionários até que esta situação seja contornada.

     Segundo a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Garibaldi, Mariana Milani os empresários, apesar das perdas que possivelmente terão, entenderam que o momento requer muito cuidado e alguns sacrifícios. “O turismo acaba sendo uma das portas de entrada para o coronavírus. Nós sabemos do impacto na economia, mas a economia não pode ficar acima da saúde”, afirma Mariana.

     A rede hoteleira é a que mais sofre, com a baixa procura e com diversos cancelamentos de reservas que estão sendo feitos. “Se não há turismo, não há movimento na rede hoteleira. Os hotéis que decidirem se manter abertos terão que adaptar suas rotinas, como por exemplo nos cafés da manhã, oferecendo opções para os hóspedes comerem em seus quartos” salienta a presidente.

     Muitos eventos que contariam com grande presença de público não serão mais realizados. Em Bento Gonçalves a Movelsul e a Fiema Brasil foram canceladas para evitar a aglomeração de pessoas em ambiente fechado. Garibaldi também orientou os agentes de turismo a seguirem alguns procedimentos de higiene, até mesmo os passeios de Tim-Tim foram cancelados.

     Em reunião realizada na noite desta terça-feira (17) o Comtur, orientou os empresários a buscar alguma forma de se reinventarem durante o período. Em apenas um caso apresentado na reunião, um restaurante do município teve mais de 20 reservas de eventos cancelados.

MAIS NOTÍCIAS