Coronavírus

Serra recebe cor laranja em novo plano de distanciamento do governo

Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições
11/05/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O governador Eduardo Leite promulgou o decreto que estabelece o novo modelo de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, que passa a valer a partir desta segunda-feira (11). Pelo novo decreto Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves pertencem a macrorregião Serra. 

     Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. A bandeira preta, porém, não estabelece o "lockdown", quando há proibição de circulação de pessoas, e sim, define restrição máxima às atividades econômicas.

     Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final: propagação - velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população - e capacidade de atendimento - capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento.

     A região da Serra recebeu a classificação laranja. Está é a segunda cor na escala de classificação. Bandeira laranja significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. 


MAIS NOTÍCIAS