Eventos/Cultura

Tecnologia e fé para homenagear o Santo padroeiro de Bento Gonçalves

Paróquia Santo Antônio inova para se adequar às restrições impostas pela pandemia e prevê celebrações alternativas para a Festa de Santo Antônio
18/05/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Felipe Michelon Padilha

     A data votiva mais importante no calendário religioso de Bento Gonçalves – 13 de junho, dia alusivo ao padroeiro do município, Santo Antônio – não vai passar em branco por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Combinando criatividade, tecnologia e evangelização, a organização da 142ª Festa de Santo Antônio anuncia uma programação alternativa para que os devotos possam expressar sua fé com segurança. 

     A programação em homenagem à Santo Antônio inicia com a Alvorada Festiva, às 06h, promovendo o repicar dos sinos em todas as igrejas das comunidades. A agenda de celebrações terá duas missas neste dia: a primeira, às 08h30min e a segunda às 18h (Missa presidida por Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, com apresentação dos casais festeiros de 2021). Ambas ocorrem no Santuário – onde não é permitido receber fiéis presencialmente – mas todos poderão estar conectados em comunhão espiritual, acompanhando a transmissão online pelas redes sociais da Paróquia (pelo endereço facebook.com/paroquiasantoantoniobg) e rádios.

     O almoço festivo do salão paroquial, neste ano, será substituído pelo almoço nas casas. Às 12h, Dom Jose Gislon estenderá sua bênção sobre todas as famílias – especialmente aos doentes, aos pães e à sua refeição. A ação também será transmitida pelas plataformas online convidando os devotos a participarem desse momento em suas casas, com o alimento que partilharão em seguida – mantendo viva uma das mais fortes tradições ligadas ao padroeiro. 

     Para o dia festivo de Santo Antônio, 13 de junho, a organização convidará os devotos a decorarem as janelas, sacadas e portas de suas residências com símbolos do Padroeiro, para que sejam abençoados durante a procissão e se tornem símbolos da união e da celebração da comunidade cristã. 

Trezena virtual reforça devoção antoniana

     As plataformas virtuais também serão o canal para quem deseja acompanhar outra tradicional atividade na programação religiosa da Festa de Santo Antônio – a Trezena. As celebrações ocorrem de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, com transmissão ao vivo do Santuário Santo Antônio. Para as missas, os devotos são convidados a acompanhar o Evangelho do Dia através da Palavra Antoniana e prepararem seus altares dentro de casa – com imagens de Santo Antônio, a Bíblia e outros símbolos que recordam o pão da vida.


MAIS NOTÍCIAS